JUBs - Maringá inicia preparativos para o maior evento da América Latina
16/02/2018 12:39 em Jogos Universitários

Mesmo com a programação de partidas prevista para o período de 4 a 11 de novembro deste ano, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Sesp) já iniciou os preparativos para que Maringá possa receber, com eficiência logística, as delegações que disputarão a 66ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros.

 

Os JUBs são considerados a maior competição universitária da América Latina e um dos maiores e mais tradicionais eventos esportivos do Brasil.

 

A estimativa é que a competição reúna cerca de três mil participantes de todos os estados do país e do Distrito Federal em Maringá neste ano, incluindo atletas, comissões técnicas, árbitros, voluntários e membros do comitê organizador.

 

Na semana passada, antes do período de Carnaval, uma equipe da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) esteve em Maringá para se reunir pela primeira vez com dirigentes da Sesp e realizar uma visita técnica à cidade.

 

Liderada pelo vice-presidente do CBDU e presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários, Ney de Lucca Mecking, e pelo diretor de eventos, Alessandro Battiste, a comitiva da CBDU conheceu a estrutura do município, inspecionou ginásios de esporte, locais de competições, refeitórios e áreas de lazer e convivência disponíveis para as delegações. Também foram tratados assuntos referentes ao formato dos JUBs2018, as necessidades das praças esportivas e a forma de contratação da rede hoteleira.

 

Uma nova reunião ficou marcada para março, quando a Secretaria de Esportes e Lazer deverá apresentar uma equipe especial de trabalho para os jogos, composta por representantes de várias secretarias municipais.

       

“A comitiva gostou do que viu em Maringá, reafirmando que Maringá foi escolhida como sede dos jogos em 2018 por ter grande representatividade no cenário esportivo do estado e do país e, principalmente, por dispor de estrutura logística e instalações esportivas condizentes com as necessidades da competição”, assinalou o secretário Valmir Fassina.

       

CONDIÇÕES

A escolha por Maringá como cidade sede dos JUBs2018 foi anunciada pelo presidente da CBDU em outubro do ano passado, em Goiânia, na cerimônia de abertura da 65ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros.

 

Na oportunidade, o presidente Luciano Cabral revelou que havia constatado as condições adequadas para Maringá sediar os JUBs2018 quando ele esteve na cidade, a convite da Prefeitura, em companhia do presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários, Ney de Lucca Mecking. 

 

Após reunião com o prefeito Ulisses Maia e secretários municipais, os dirigentes foram conhecer o complexo esportivo da Vila Olímpica e outras praças de esporte nos bairros. “A cidade é maravilhosa, acolhedora e bem organizada. Para a realização dos JUBs é preciso ter oito quadras de 40mx20m e, em um só dia, os maringaenses nos mostraram 10 ginásios de 40mx20m em perfeitas condições de uso, além de piscinas e pistas bem cuidadas”, avaliou.

 

Esta será a primeira vez que Maringá vai sediar uma edição do JUBs.

 

Para o secretário de Esportes e Lazer de Maringá, Valmir Fassina, receber um evento como o JUBs representa a retomada de grandes eventos na cidade e a oportunidade que os torcedores têm de acompanhar partidas de alta qualidade em diversas modalidades. “Além de envolver toda uma estrutura a ser utilizada, o evento fortalece ainda mais o esporte no município e movimenta todo o setor empresarial, a rede hoteleira e de alimentação, como bares e restaurantes”, afirma.

 

No ano passado a competição foi disputada em 20 modalidades esportivas, como Badminton, Basquete 3×3, Judô, Atletismo, Natação, Vôlei de Praia, Tênis, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol e JUBs Acadêmico, além de esportes eletrônicos - com o jogo Fifa 2017, Natação e Tênis de Mesa Paradesportivos. Como novidades a edição passada teve o Taekwondo, League of Legends nos esportes eletrônicos e Atletismo Paradesportivo.

 

Por solicitação de Maringá, neste ano deverá ser incluída a modalidade Ciclismo. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!