Offline
Secretaria de Esportes de Maringá incentiva a natação de base
23/02/2018 09:02 em Natação

Orlando Gonzalez

Pais próximos ao alambrado que divide os estudantes/nadadores dos demais atletas da Vila Olímpica. Ou embaixo de uma das árvores perto do Ginásio Valdir Pinheiro para se protegerem do sol. Um pouco mais distantes, mas com os olhares bem atentos, em busca de um sorriso dos filhos na prática da modalidade. Trata-se de mais um dia do Projeto Formação Esportiva da Natação, que tem o apoio da Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Esportes e Lazer (SESP).

 

Esse trabalho de iniciação na natação envolve a participação de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. Hoje são 51 alunos, nos dois naipes, atendidos por duas professoras da SESP: Cristiane Carreira e Fárida Okuhara.

 

A maioria dos alunos do projeto, 80%, iniciou na Vila Olímpica, e os outros 20% vêm de centros esportivos, academias e clubes. Os treinamentos são divididos em faixas etárias, e acontecem seis vezes por semana. Para os menores, os treinos começam às 14h. Depois, às 17h, já os adolescentes ´pulam´ na piscina. Também ocorrem os chamados treinamentos funcionais, fora das piscina.

 

E esse incentivo da Prefeitura faz com que crianças e adolescentes tenham condições de participar de competições regionais e estaduais. “A Secretaria de Esportes de Maringá cede o espaço, os profissionais que atendem os alunos, e ainda arca com as taxas de inscrição de cada aluno em competições regionais e estaduais, com as taxas da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP), e o transporte também é de responsabilidade da secretaria”, explica Carreira.

 

“Esse apoio da prefeitura é importante. E apesar ser um projeto de formação de treinamento, nós procuramos dar oportunidade para as crianças poderem participar de competições na região e no Estado”, acrescenta.

 

Os pais ou responsáveis não têm qualquer custo. O projeto é gratuito e comporta 60 alunos. Mas o material individual, como tocas, óculos, nadadeiras, são de responsabilidade dos pais, assim como em casos de alunos em competições fora de Maringá, com a alimentação.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!