Copel Telecom / Maringá Vôlei perde para o Minas e está rebaixado na Superliga
04/03/2018 00:52 em Vôlei - Superliga Masculina

Orlando Gonzalez

O Copel Telecom / Maringá Vôlei sofreu na noite deste sábado (3) a décima oitava derrota na Superliga 2017/18. O confronto diante do Minas Tênis/MG, pela vigésima rodada, ocorreu no Ginásio Chico Neto, em Maringá, e os mineiros venceram por três sets a um, com parciais de 22 a 25, 25 a 19, 25 a 20 e 25 a 16. Com o resultado, a equipe da Cidade Canção acabou rebaixada à Superliga B.

 

E a queda acontece antes do jogo entre Montes Claros/MG diante do SESC, no Rio de Janeiro, adiado para o próximo dia 6. E para confirmar a queda maringaense, o blog ´pega´ o regulamento. Nele, a informação é que caso ocorra empate entre duas ou mais equipes, os critérios de desempate são os seguintes, pela ordem: número de vitórias, sets average, pontos average e confronto direto. A equipe de Maringá está atrás em todos os critérios em relação ao Montes Claros.

 

E para confirmar o rebaixamento do Copel Telecom após a derrota para o Minas Tênis, nesta vigésima rodada, o blog apresenta a seguinte matemática, e dentro de uma projeção totalmente otimista para o Copel, que mesmo assim não alcança o Montes Claros.

 

O Copel neste momento tem sete pontos enquanto o Montes Claros soma 13, e três jogos a cumprir. Calculando duas vitórias do Copel nas rodadas que restam (Montes Claros, fora e Vôlei Renata, em casa) e três derrotas do adversário (SESC, fora; Copel Telecom, em casa; e Caramuru, fora), o time maringaense vai se igualar aos mineiros em número de pontos (13), em número de vitórias (4), mas no set average a vitória será por diferença mínima em favor do Montes Claros (0,38) e o Copel (0,37) em números arredondados, como calcula a Confederação Brasileira de Voleibol (CBF). Em números reais: Montes Claros (0,379) e Copel Telecom (0,368).

 

O cálculo otimista em favor de Maringá no set average é o seguinte: vencendo tudo e não perdendo mais nada, o Copel Telecom chegará a 21 sets ganhos (hoje tem 15) e se manterá com os 57 sets perdidos. Já o Montes Claros, permanecerá os 22 sets ganhos e pulará para 58 sets perdidos (hoje tem 49). Para calcular o set average, se faz a divisão de número de sets ganhos por sets perdidos. O time com maior coeficiente está à frente.

 

E no regulamento da CBV hoje não existe mais aquela repescagem para as equipes rebaixadas tentarem retornar no mesmo ano para a divisão de elite. Os 10 primeiros se mantêm na competição e as duas melhores equipes da Superliga B sobem para a temporada 2018/19. Caso ocorra alguma desistência serão convidados, pela ordem, o décimo primeiro colocado da atual Superliga, o décimo segundo colocado e, por fim, o terceiro colocado na Superliga B deste ano, e assim sucessivamente.

 

O JOGO

Na partida deste sábado, o Minas Tênis iniciou forte, mas o Copel Telecom não deixou o adversário se distanciar no placar. Os mineiros ficaram à frente até o décimo terceiro ponto, quando o Copel Maringá encostou e assumiu a dianteira: 14 a 13. E o time de Maringá, com o apoio de sua torcida, se manteve à frente com média de dois e três pontos (22 a 19 e 22 a 20) e garantiu o set em 25 a 22.

 

No segundo set, o Minas voltou mais forte, enquanto o Copel Telecom não mostrou a mesma eficiência. Assim, o Minas abriu cinco pontos (9 a 4), ampliou para dez (17 a 7), mas Copel Telecom conseguiu baixar a diferença para cinco pontos (15 a 20). Depois disso, o Minas voltou a abrir seis pontos (23 a 17), e o resultado do set ficou em 25 a 19 para o rival.

 

No terceiro set, o Minas manteve o ritmo e abriu cinco pontos (6 a 1). E a diferença se manteve até pouco mais da metade do set (17 a 9). E a equipe mineira aumentou para oito pontos (19 a 11). A vantagem, entre pontos ganhos e perdidos, prosseguiu restando dois pontos para os rivais fecharem o set (23 a 15). Sem desistir, o Copel Telecom se aproveitou de erros do rival, foi eficiente nas defesas e últimas bolas, e diminuiu a vantagem mineira para quatro (23 a 19). Só que o Minas fez o vigésimo quarto ponto, e se aproximou da conclusão do set, que ocorreu com parcial de 25 a 20.

 

No quarto set, os mineiros seguiram com bom aproveitamento e abriram 6 a 3. A vantagem rival subiu para nove pontos (16 a 7), e por duas vezes ficou em dez pontos (17 a 7 e 19 a 9). O Copel Telecom tentou encostar e a vantagem rival caiu para sete pontos (16 a 23), mas aí o jogo já se encontrava em momento difícil para o Copel Telecom, que perdeu por 25 a 16.

 

 

Caramuru escapa do rebaixamento

 

O Caramuru, de Ponta Grossa, venceu na noite deste sábado a equipe do JF Vôlei, por três sets a um (27 a 29, 25 a 19, 25 a 19 e 26 a 24), e se garantiu na próxima edição da Superliga masculina. Com 19 pontos, o time não pode mais ser alcançado pelos últimos Colocados JF Vôlei e Copel Telecom.

 

Além de escapar oficialmente do descenso, o time ainda está em disputa direta com o Canoas pela última vaga à segunda fase. O Canoas é o oitavo colocado, com 23 pontos.

 

 

JOGOS QUE RESTAM

COPEL TELECOM

Montes Claros x Maringá

Maringá x Vôlei Renata

 

MONTES CLAROS

SESC x Montes Claros

Montes Claros x Maringá

Caramuru x Montes Claros

 

JUIZ DE FORA

JF Vôlei x Canoas

Corinthians x JF Vôlei

 

CLASSIFICAÇÃO ATUAL

Para fugir do rebaixamento – os dois últimos caem

 

10 – Montes Claros 13 pontos e 4 vitorias

11 – JF Vôlei 8 pontos e 3 vitórias

1f2 – Copel Telecom 7 pontos e 2 vitórias

(Foto: Copel Telecom)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!