Offline
Veja o que será necessário para o Maringá FC chegar às semifinais do Campeonato Paranaense
21/03/2018 13:10 em Futebol - Paranaense da 1ª Divisão

Orlando Gonzalez

O Maringá Futebol Clube define, nesta quarta-feira (21) a sua classificação à fase semifinal do segundo turno do Campeonato Paranaense. O Tricolor encara o Paraná Clube, às 21h45, na Vila Capanema, em Curitiba, e o time se garante na etapa seguinte com as três possibilidades de resultados. Assim, joga na capital, mas com a atenção voltada para o jogo entre Cianorte e Foz do Iguaçu, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte. Caso esteja à frente no placar, o Maringá poderá até ignorar o jogo na capital do Vestuário, mas com um provável empate ou derrota em Curitiba, aí será bem diferente.

 

É que se empatar na capital, o Maringá garante a segunda vaga se Cianorte e Foz empatarem ou com uma vitória do Foz. Mas dentro do ´empate´ existem várias possibilidades, e aí o Cianorte passa a ser o principal concorrente.

 

Na possibilidade da partida Paraná Clube e Maringá terminar em 0 a 0, o Maringá vai ficar na dependência do Cianorte, que não poderá vencer o Foz por mais de um gol de vantagem. Assim o Maringá entra pelo saldo de gols (tem 5 contra 3 do Cianorte). Se empatar de 0 a 0 e o Cianorte ganhar por dois gols de vantagem. Maringá e Cianorte empatam em saldo de gols (5 a 5, atualizado), e em gols pró (Maringá 8 contra 8 do Cianorte, atualizado). Aí entra o critério menor número de cartões vermelhos, o penúltimo critério. O último é sorteio. O Maringá recebeu 1 cartão vermelho e o Cianorte ainda está em branco. E persistindo a diferença, o Cianorte avança.

 

Na possibilidade de Paraná 1 x 1 Maringá, o Tricolor da Cidade Canção segue desde que o Cianorte vença, no máximo, por dois gols o Foz. As equipes vão ficar iguais no saldo de gols (5 a 5), mas o Maringá supera o adversário em número de gols pró (9 a 8). Mesma situação para 2 a 2, 3 a 3, e assim sucessivamente. O Maringá não mexe no saldo, mas amplia o número de gols marcados.

 

O empate por qualquer só será ruim se o Cianorte abrir 3 gols de vantagem sobre o Foz. É que assim o Maringá se manterá com 5 gols de saldo. E uma vitória de 3 gols de vantagem para o Cianorte sobre o Foz fará com que o Cianorte salte de 3 para 6 gols de saldo – 1 gol à frente do Maringá. Assim, o Maringá terá é que vencer para avançar.

 

Na possibilidade de derrota por qualquer placar, o Maringá avança somente com um empate entre Cianorte e Foz ou com vitórias calculadas de Foz, e por definição no saldo de gols e gols pró.

 

Derrota de 1 a 0 em Curitiba, e vitória do Foz por até 3 gols de vantagem sobre o Cianorte. O Maringá vai ficar com 4 gols de saldo contra 3 do Foz.

 

O que não pode é perder de 1 a 0 para o Paraná Clube, e o Foz ganhar de 4 gols de vantagem do Cianorte. Ambos os times vão ficar com 4 gols de saldo, mas o Foz vai subir para 9 gols pró contra 8 do Maringá.

 

 

Pré-jogo

Mas independentemente de projeções, a vitória de 3 a 1 diante do Cascavel, deixou o elenco maringaense mais motivado e confiante na conquista do resultado positivo, mesmo atuando na capital.

 

O técnico Fernando Marchiori não oficializou a escalação do Maringá. Isso deve ocorrer momento antes do jogo. A lógica é que a comissão técnica confirme a base que iniciou contra o Cascavel. Fábio; Rhuan, Alex Fraga, Egon e Thiago Cristian, Carlão, Fabrício, Washington e Everton; Paulinho Moccelin e Bruno Batata é o provável Maringá.

 

RODADA

Jogos da última rodada do returno programados para esta quarta: Paraná Clube x Maringá, Cascavel x Coritiba,

Cianorte x Foz do Iguaçu, Prudentópolis x União, Toledo x Atlético e Londrina x Rio Branco.

 

CLASSIFICAÇÃO

GRUPO A

1 – Paraná Clube 10

2 – Maringá FC 9

3 – Cianorte 7

4 – Foz do Iguaçu 6

5 – Coritiba 3

6 – Cascavel 0

 

GRUPO B

1 – Atlético 10

2 – Toledo 7

3 – União 6

4 – Londrina 5

5 – Rio Branco 3

6 – Prudentópolis 2

(Foto: Rodrigo Araújo/Maringá FC)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!