Paraíso do Norte finaliza os Jogos Abertos do Paraná
26/06/2018 19:28 em Jogos Abertos

Orlando Gonzalez

O município de Paraíso do Norte concluiu no domingo (24), e com sucesso, a fase regional da divisão B dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs) de 2018. A cidade abraçou o esporte paranaense desde o último dia 7 de junho, quando ocorreu a primeira etapa dos JAPs. Posteriormente, a partir do dia 11, mais uma semana de competição, com a etapa regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), que contou com estudantes-atletas de escolas e colégios do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí. Posteriormente, no último dia 22, a largada da última etapa dos JAPs, que estabeleceu os campeões nas sete modalidades em disputa.

 

Nos 18 dias de Jogos, somente na primeira etapa da regional dos JAPs surgiram alguns transtornos, ocasionados pelas fortes chuvas. E a modalidade de futsal acabou comprometida. Só que o esforço redobrado, dos árbitros de futsal, que arbitragem 52 jogos, dos profissionais da SEET e do município, as partidas voltaram ao cronograma normal e, de uma maneira geral, os eventos no município, de fato, foram um sucesso.

 

“Uma satisfação receber as competições da Secretaria de Esporte do Paraná. Eventos que movimentaram o nosso município, e que trouxeram vários pontos positivos, como o fortalecimento do comércio local, a comprovação que temos condições de receber eventos do estado, a divulgação de nossa cidade em todo o Paraná, enfim, ficamos satisfeitos com a visita de nossos colegas professores e dos atletas que passaram por aqui nos dois grandes eventos esportivos. Agradecer todo o empenho dos servidores da prefeitura, que não mediram esforços no apoio aos Jogos, assim como aos profissionais da SEET. Acredito que os Jogos, Abertos e Escolares, foram muito bem realizados em nossa cidade”, analisou Natal Erédia, diretor de Esportes de Paraíso do Norte.

 

“Paraíso do Norte é uma cidade que acolhe bem e que tem boa estrutura esportiva. Acredito que há 28 anos venho para Paraíso do Norte em eventos da Secretaria de Esporte e Turismo do Paraná. É uma cidade organizada, de uma população hospitaleira e participativa, e aliado ao empenho dos servidores da prefeitura, do prefeito Laércio de Freitas, e de todos os envolvidos, a constatação que “Aqui o esporte não pára”, que é um slogan utilizado no município. A cidade recebeu muito bem os eventos da SEET”, observou Agnaldo Luiz Baldo, coordenador geral da competição em Paraíso do Norte.

 

FINAIS

No domingo, último dia da segunda etapa dos JAPs da divisão B foram conhecidos os campeões.

 

No Ginásio Sebastião Martins de Oliveira, o basquetebol masculino colocou frente a frente Sarandi e Paraíso do Norte. Ambos vinham de uma vitória, e Sarandi confirmou a primeira posição ao vencer o jogo por 47 a 36. A equipe foi superior nos dois primeiros quartos, com placares de 11 a 8 e 17 a 7, enquanto o time da casa ficou à frente no segundo tempo, mas a vantagem nos dois últimos quartos não foi o suficiente para Paraíso do Norte beliscar a vitória: 13 a 12 e 8 a 7.

 

No futsal, Maringá conquistou o título no masculino, enquanto Terra Rica obteve o primeiro lugar no feminino. Em jogos no Ginásio Sebastião Martins de Oliveira, Terra Rica faturou o caneco primeiro. Na partida diante de Paranavaí, a vitória veio após muita aplicação, até porque o adversário mostrou que não chegou à decisão por acaso. Tanto que terminou o primeiro tempo em vantagem: 1 a 0. Na segunda etapa, Terra Rica e Paranavaí repetiram o equilíbrio da primeira etapa, mas Terra Rica foi melhor na última bola, conseguiu dois gols e ganhou de 2 a 1. Na disputa do terceiro lugar, São João do Caiuá ganhou de 2 a 0 de Marialva.

 

Na final masculina, Maringá atuou contra Terra Rica. Após passar por Paranavaí, por 3 a 2, em partida emocionante das semifinais, o confronto agora valia o título e o time maringaense foi eficiente, mas a conquista também ocorreu após aplicação em quadra, comprovando o bom nível da modalidade. Na etapa inicial, Maringá encerrou com 2 a 1 no marcador. No segundo tempo, a marcação de ambos os times permaneceu funcionando bem, os goleiros praticando boas defesas, mas mesmo assim Maringá anotou mais um gol e faturou o ouro ao encerrar com 3 a 1 no marcador. O bronze ficou com Paranavaí, que ganhou de 3 a 0 de Amaporã.

 

O futebol teve a sua decisão no Estádio Tobias Cunha de Souza, entre Nova Esperança e Paranavaí. A equipe paranaivense vinha motivada pela boa sequência, enquanto Nova Esperança também entrou em campo com a meta de ser campeã, pela boa campanha. Expectativa de jogo equilibrado, que se comprovou. No primeiro tempo, as equipes empataram de 1 a 1. Na etapa final, Nova Esperança colocou mais uma bola na rede, e encerrou como campeã com o resultado de 2 a 1. O terceiro lugar ficou com Santa Fé, que ganhou de 2 a 0 de Paraíso do Norte.

 

O handebol premiou as equipes feminina de Mandaguaçu e a masculina de Floraí. Venceram seus oponentes em grandes jogos, que apresentaram vitórias de três gols, no máximo, para o time campeão.

 

Na quadra coberta do Colégio Estadual Jota Nelson Fávaro, a equipe feminina de Mandaguaçu encarou Sarandi na decisão. No primeiro tempo, as sarandienses terminaram com três bolas de vantagem: 12 a 9. No segundo tempo, Mandaguaçu reagiu, buscou o empate e virou o jogo. E o resultado final apresentou 26 a 24 para Mandaguaçu. Na disputa do terceiro lugar, Paranavaí superou São Carlos do Ivaí por 21 a 18.

 

No masculino, Floraí fez a final diante de Mandaguaçu. O jogo foi de ótima qualidade técnica, e os floraienses abriram quatro gols no primeiro tempo: 12 a 8. Na segunda etapa, a partida seguiu equilibrada, mas Floraí segurou a vantagem de gols e faturou o título por três bolas: 25 a 22. Na disputa do terceiro lugar, Paranavaí venceu São Carlos do Ivaí pelo placar de 27 a 24.

 

O voleibol teve as últimas disputas na quadra coberta da Escola Vicentina. Sarandi, no feminino e Paranavaí, no masculino, foram os campeões.

 

As garotas de Sarandi atuaram na final diante do bom time de Tamboara, reforçado em quadra pela internacional Carla Moreira, ponteira que disputou as últimas duas temporadas no voleibol espanhol e que em 2018 vai jogar na França. No jogo, Sarandi manteve a boa regularidade e o jogão, finalizado no tie-break, coroou o time sarandiense.

 

No primeiro set, Sarandi assegurou o melhor vantagem do confronto, com parcial de 25 a 17. No segundo, Tamboara reagiu e fechou em 25 a 23. No terceiro set, Sarandi voltou a ter a vantagem em sets. Encerrou com placar de 25 a 21. No set seguinte, Tamboara, de novo, voltou a ´funcionar´ e buscou o empate com parcial de 25 a 20. No tie-break, Sarandi recomeçou o jogo melhor, abriu vantagem e conquistou o título com parcial de 15 a 8. Na disputa do terceiro lugar, Inajá derrotou Floraí por dois sets a zero.

 

A final masculina foi entre Paranavaí e Sarandi. A equipe paranaivense esteve superior em quadra nos três sets, e fechou o confronto por três sets a zero. As parciais foram de 25 a 12, 25 a 18 e 25 a 18. Na disputa da medalha de bronze, Mandaguari derrotou Paiçandu por dois sets a um.

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Os 3 melhores

 

BASQUETEBOL

MASCULINO

1 – Sarandi

2 – Terra Rica

3 – Paraíso do Norte

 

BOCHA

MASCULINO

1 – Maringá

 

BOLÃO

MASCULINO

1 – Maringá

 

FUTEBOL

MASCULINO

1 – Nova Esperança

2 – Paranavaí

3 – Santa Fé

 

FUTSAL

FEMININO

1 – Terra Rica

2 – Paranavaí

3 – São João do Caiuá

 

MASCULINO

1 – Maringá

2 – Terra Rica

3 – Paranavaí

 

HANDEBOL

FEMININO

1 – Mandaguaçu

2 – Sarandi

3 – Paranavaí

 

MASCULINO

1 – Floraí

2 – Mandaguaçu

3 – Paranavaí

 

VOLEIBOL

FEMININO

1 – Sarandi

2 – Tamboara

3 – Inajá

 

MASCULINO

1 – Paranavaí

2 – Sarandi

3 – Mandaguari

 

Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e do Turismo e com apoio do município de Paraíso do Norte.

Acompanhe a fanpage dos JAPS: www.facebook.com/jogosabertospr

 

COM/SEET

Orlando Gonzalez

Orlandogonzalez.assessoria@gmail.com

(44) 9 9903-6304

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!