Offline
TÊNIS – Governador Beto Richa recebe os campeões da Copa das Federações
09/08/2016 18:21 em Tênis

 

 

Pedro Ribas/ANPr

O governador Beto Richa recebeu nesta terça-feira (9), no Palácio Iguaçu, os jovens atletas da Federação Paranaense de Tênis, campeões da Copa das Federações, que aconteceu em julho, em Uberlândia (MG). É a terceira vez que o Paraná conquistou o título da competição, que é disputada por jovens de 12 anos até o sub-23, de 17 estados brasileiros – as outras conquistas foram em 2002 e 2011. Dos 32 atletas que participaram do torneio, 16 são bolsistas do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016), programa de incentivo ao esporte do Governo do Estado.

Richa destacou o apoio do Estado à prática esportiva e salientou o sucesso do TOP 2016, que também garantiu uma participação recorde de atletas paranaenses nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

 

“Acreditamos na força transformadora do esporte na vida das pessoas e nos sentimos orgulhosos com esses campeões, que levam as cores de nosso Estado para outros lugares do Brasil e do mundo”, disse o governador.

 

“Fazemos de tudo para incentivar a prática esportiva. O TOP foi o principal programa que criamos nesse sentido e é um sucesso absoluto para preparar aqueles que têm talento e vocação para serem atletas de várias modalidades de alto rendimento”, explicou Richa.

MAIS SAUDÁVEL – O governador também salientou os benefícios do esporte para os jovens. “Sei, pessoalmente, o quanto o esporte é importante para a formação e o desenvolvimento mais saudável dos jovens. O esporte educa, disciplina e socializa. Quem pratica esportes se afasta de alguns males de nossa sociedade, como o álcool, as drogas e a violência”, ressaltou.

 

“Também parabenizo os pais que incentivam seus filhos para a prática esportiva e que estão formando cidadãos que vão ajudar a transformar nossa sociedade em um lugar melhor para se viver”, afirmou Richa.

DO ESTADO - Para o secretário do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, cada conquista de atletas paranaenses é também uma vitória do Estado.

 

“Temos, no Paraná, o maior programa de incentivo ao esporte do Brasil, apoiando diversas modalidades. Muitos dos atletas que estão aqui recebem este apoio do governo”, afirmou.

 

 

Fabrício também enalteceu a participação do Paraná nos Jogos Olímpicos. “Entre atletas, paratletas e técnicos, 33 bolsistas do TOP estão nas Olimpíadas, destacando o nome do esporte do Paraná”, completou.

COPA DAS FEDERAÇÕES – Cada estado que participa da competição infanto-juvenil conta com oito equipes com quatro tenistas cada. São quatro categorias para o feminino e o masculino: 12, 14, 16 e sub-23 anos. As equipes se enfrentam em dois confrontos individuais e um confronto de duplas para definir o estado que avança para a próxima fase. A soma dos pontos obtidos, de acordo com os resultados dessas categorias, definem o estado campeão.

O Paraná conquistou o título do campeonato ao vencer quatro finais, nas categorias 12 anos masculino, 14 anos masculino, 16 anos masculino e sub-23 feminino. O Estado disputou, ainda, o terceiro lugar em três categorias.

FUNDAMENTAL - Para o diretor técnico da Federação Paranaense de Tênis, Paulo César de Souza, o incentivo do Governo do Estado foi fundamental para o bom desempenho dos paranaenses no campeonato. “Esse resultado foi muito importante para mostrar o crescimento do tênis no Paraná. O esporte, que recebe incentivo do Governo do Estado desde 2011, começa agora a colher os frutos”, disse. “Como é uma modalidade cara, nem todos os atletas têm condições de participar das competições. O auxílio do Estado nos dá a oportunidade de viajar para os torneios e custear os treinamentos e equipamentos”, explicou Souza.

Campeã da categoria sub-23, a tenista Kathleen Percegona é uma das atletas que recebe incentivo do Estado por meio do TOP. “Foi muito bom representar o Paraná em um torneio nacional e trazer este título foi especial, estávamos há alguns anos lutando por isso”, declarou. “O TOP ajuda muito, já que algumas viagens são bancadas por esse incentivo e mostra que nosso esforço está sendo recompensado”, afirmou a atleta.

Na Copa das Federações, além dos 16 atletas bolsistas, o técnico Cláudio Fernandes Santana também é beneficiado pelo Talento Olímpico do Paraná. Além disso, a tenista paranaense Teliana Pereira, que participa dos Jogos Olímpicos do Rio, também é bolsista do TOP.

PRESENÇA – O deputado estadual Reinhold Stephanes Junior, que é vice-presidente da Federação Paranaense de Tênis, também acompanhou a solenidade. (ANPr)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!