Offline
Em Maringá, UBS Zona 7 será unidade exclusiva para pacientes com sintomas leves de dengue a partir de segunda, 1º
26/03/2024 22:52 em Notícias de Maringá

Para otimizar o fluxo de atendimento, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Zona 7 passará a atender exclusivamente pacientes adultos com sintomas leves de dengue a partir de segunda-feira, 1º de abril. Com a mudança, os pacientes poderão procurar diretamente a unidade, sem a necessidade de ir até as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Zona Norte ou Zona Sul. A UBS Zona 7 fica localizada na Rua Bernardino de Campos, 119, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, apenas para casos de dengue.

 

Os pacientes poderão procurar a UBS Zona 7 em caso de sintomas leves de dengue, como febre, dor muscular e/ou nas articulações, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, náusea e vômito ou manchas avermelhadas pelo corpo. A unidade contará com equipe médica para atendimento sem agendamento.Também haverá administração de medicação, espaço para hidratação, realização de exames laboratoriais e farmácia para retirada de medicamentos, caso seja necessário. A alteração no fluxo de atendimento é provisória e será analisada constantemente pela Secretaria de Saúde.

 

Para a organização do local, a UBS Zona 7 estará fechada nesta quinta-feira, 28, além de sexta-feira, 29, feriado da Paixão de Cristo. A unidade reabre na segunda-feira, 1º, com atendimento exclusivo para casos de dengue. Os demais atendimentos realizados pela UBS, como vacinas, consultas agendadas e outros, serão remanejados para outros locais. Os moradores da região deverão procurar a UBS Morangueira (Avenida Lucílio de Held, 44) ou a UBS Tuiuti (Avenida Tuiuti, esquina com a Rua Caracas), ambas com atendimento das 7h às 19h.

 

Aos fins de semana ou após às 19h, os pacientes com sintomas de dengue podem procurar as UPAs Zona Norte ou Zona Sul. O atendimento infantil segue no Pronto Atendimento da Criança Zona Norte ou na ala de pediatria da UPA Zona Sul. Em casos em que há sinais de alarme, ou seja, que a dengue pode ser grave, a orientação é que o paciente procure diretamente a UPA. Os sinais de alarme da dengue são: dor intensa na barriga; tontura, sonolência, pressão baixa; moleza ou irritabilidade; vômitos frequentes ou com sangue; sangramento de boca, nariz e outros e mais de quatro horas sem fazer xixi.

 

 

O secretário de Saúde, Clóvis Melo, explica que a medida é importante para garantir mais agilidade aos atendimentos. Ele reforça o pedido para que os pacientes com sintomas leves procurem a UBS Zona 7 a partir de segunda, 1º. “Nas UPAs, atendemos diversas situações de urgência e emergência, como fraturas, infarto, AVC e tantos outros casos. Devido ao aumento nos casos de dengue, estamos abrindo uma unidade exclusiva para os atendimentos de pacientes adultos com sintomas leves da doença, o que vai garantir mais agilidade e um atendimento totalmente focado para a dengue. As UPAs seguem atendendo normalmente todos os pacientes”, diz. Ele lembra que, no início de março, o município já abriu 10 novos leitos no Hospital Municipal para atendimento de pacientes com dengue.

(Murillo Saldanha/PMM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!