Offline
Maringá é a segunda melhor cidade do Sul do Brasil em inovação e sustentabilidade
16/04/2024 09:12 em Notícias de Maringá
Maringá avança com políticas públicas voltadas ao bem-estar das pessoas e conquista o título de segunda melhor cidade da região Sul em inovação e sustentabilidade. A posição foi conquistada pelo município na segunda edição do ranking da consultoria Bright Cities. No cenário nacional, a cidade subiu 14 posições em relação ao levantamento anterior e agora é a 12ª melhor do Brasil. Os resultados de Maringá também impulsionaram a liderança do Paraná no ranking.  
 
O levantamento avaliou todas as 326 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes e, para ranquear os estados, considerou o desempenho dos três maiores municípios. No Paraná, Maringá foi a segunda melhor cidade avaliada, com nota de 6,34. O município ficou à frente de Londrina, que teve pontuação de 6,21. A capital Curitiba figura em primeiro lugar, com média de 6,38. Entre as cidades do Sul do Brasil, Curitiba e Maringá ocupam respectivamente a liderança e a vice-liderança. 
 
O levantamento considerou mais de 100 indicadores relacionados à norma ISO 317120 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio dos dados, a consultoria ranqueia os melhores municípios brasileiros que investem em serviços para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas, com foco no desenvolvimento sustentável, inclusão e tecnologia. 
 
“O resultado é reflexo do nosso compromisso com as práticas sustentáveis e com o cuidado do meio ambiente e das pessoas. Todas as nossas políticas públicas são pautadas nos ODS, o que reforça nossa preocupação com o bem-estar e o futuro da nossa cidade. Avançamos e vamos seguir trabalhando em prol da qualidade de vida das pessoas”, afirmou o prefeito Ulisses Maia. 
 
A Prefeitura de Maringá é referência em práticas sustentáveis, cuidado com o meio ambiente e tem gestão pautada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma das iniciativas que comprovam esse trabalho é o ProZeis, política de habitação social criada pela gestão municipal em 2018 e que alia desenvolvimento, sustentabilidade e acesso à moradia. O projeto foi campeão nacional do Prêmio Cidades Sustentáveis em 2023.
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Rafael Macri/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!