Offline
Pela 1ª vez no Brasil, consultora da ONU é contrária a contingenciamentos à educação
06/06/2019 18:46 em Notícias de Maringá

Consultora da Organização das Nações Unidas (ONU), advogada, graduada em História e mestra em Direito Econômico e Ambiental Internacional, a inglesa Fiona Darroch visitou a Universidade Estadual de Maringá (UEM) nesta quinta-feira (6). É a primeira vez que vem ao Brasil, também à América do Sul, e revela que combate quaisquer contingenciamentos ou cortes em orçamentos voltados à educação.

 

“Nenhum corte na educação tem mérito, cortes em orçamentos da educação prejudicam o futuro!”, declara Darroch. “O dinheiro para administrar uma universidade deve ser investido de maneira inteligente e precisa, mas é difícil ter qualquer justificativa para os cortes, a menos que tenha diminuição da população universitária. No entanto, nada do que vi indica que isso ocorra”. A consultora da ONU opina, ainda, que os recursos não podem ser reduzidos porque a universidade pública é ferramenta importante para diminuição da desigualdade social.

 

Na UEM, a consultora da ONU foi recebida por Julio César Damasceno, reitor, Ricardo Dias Silva, vice-reitor, Sandra Schiavi, assessora de relações internacionais, Gisele Mendes de Carvalho, diretora-adjunta do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Solange Montanher Rosolen, chefe do Departamento de Direito Público, além de Crístian Rodrigues Tenório e José Carlos Christiano Filho, professores universitários de Direito, e Raíssa Favero, estudante do 3º ano de Direito pela UEM. As primeiras impressões da inglesa sobre a UEM são positivas. “É um lugar de aprendizado vibrante e maravilhoso! Estou muito feliz por perceber que as pessoas querem conversar comigo e tratar sobre temas importantes”.

 

Na terça-feira desta semana (4), Darroch palestrou no 13º Congresso Jurídico Integrado de Maringá (Conjuri), evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Maringá. A palestra da advogada foi intitulada como “Os ‘laços que unem’ fortalecem ou estrangulam o Direito?”, na qual abordou sobre o papel da advocacia em uma economia globalizada. Ela diz que se sentiu muito beneficiada com essa “grande experiência de conhecer assuntos ligados à América do Sul com muito mais precisão do que jamais havia imaginado”.

 

Perfil – Fiona Darroch lida com temáticas de desenvolvimento internacional, direito ambiental, governança e responsabilidade, responsabilidade social corporativa, direito público e propriedade intelectual.

(Foto: Assessoria)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!