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Professor da Unioeste integra estudo internacional sobre universidades e desenvolvimento
01/07/2021 15:28 em Notícias do Paraná

O pesquisador Lucir Reinaldo Alves, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), foi o único paranaense convidado a participar de uma publicação internacional financiada pela Regional Studies Associationentidade que reúne acadêmicos e estuda questões relacionadas ao desenvolvimento regional.

A pesquisa de um grupo de professores analisa e busca compreender o papel e a contribuição das instituições de ensino superior para as cidades e regiões em que estão situadas. Também participaram do estudo pesquisadores da University College London, University of Sheffield e Newcastle University, da Inglaterra; da Universidade de Évora, de Portugal; e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Alves explica que foram utilizados diferentes critérios de análise como as características do lugar em que estão instaladas as instituições, a existência de uma política nacional ou regional voltada para o ensino superior, além das características institucionais de cada rede de ensino.

“O local em que elas estão inseridas e o contexto regional interfere no impacto que as universidades e faculdades possuem na sociedade, se estão em um lugar mais desenvolvido e se possuem uma política norteadora específica”, destaca.

O objetivo da publicação é servir como guia para os gestores públicos sobre a importância das instituições de ensino superior, a fim de fortalecer novas estratégias de desenvolvimento e políticas públicas. Os autores apontam que, além da contribuição de profissionais graduados, inovação, pesquisa científica e transferência de conhecimento, as universidades também possuem potencial para impulsionarem outras características, como os ecossistemas regionais.

“A principal ideia do livro é que ele seja um importante subsídio para os gestores. A obra pode ser utilizada de forma prática e em diferentes questões que envolvem países, cidades e regiões, fortalecendo essa cooperação mútua. Queremos que cada vez mais as nossas universidades possam dialogar com os diferentes setores e atores”, argumenta Alves.

O estudo completo pode ser acessado aqui (em inglês).

(AEN)

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