No Paraguai, duplas do Brasil brilham com ouro no feminino e bronze no masculino do Sul-Americano Sub-21
23/08/2021 07:39 em Vôlei de Praia

O Brasil conquistou duas medalhas no Sul-Americano sub-21 de vôlei de praia, em Assunção (PAR), no domingo (22). Depois de garantirem a vaga no Mundial da categoria na véspera, Thainara e Anne Karolayne (RN/SE) ganharam o ouro no torneio feminino, e Gabriel Zuliani e Mateus Dultra (PR/CE) ficaram com o bronze na competição masculina disputada na capital paraguaia.

O torneio feminino foi disputado em turno único, com as sete duplas inscritas jogando entre si, e Thainara e Anne Karolayne garantiram o título com 100% de aproveitamento e sem perder um set. Neste domingo, elas começaram o dia vencendo Romi/Adri (PAR) por 21/16 e 21/12. A confirmação veio à noite, contra outra dupla paraguaia: 21/7 e 21/12 sobre Fio/Maggie.

“Eu estou muito feliz por essa oportunidade. Estar aqui e representar o Brasil aqui fora é uma honra. Tenho certeza de que a gente vai fazer um bom trabalho, já estamos fazendo, tanto é que veio o título. Estou muito, muito feliz com esse resultado. A gente vem jogando campeonatos no Brasil, o que agrega muito, principalmente para a gente que vem de base e precisa desse ritmo. A gente teve competições no Brasil durante a pandemia e isso fez toda diferença, bem fisicamente. Esse resultado é fruto de muito trabalho feito no Brasil”, afirmou Thainara.

“É muito gratificante ser campeã aqui no Sul-Americano, uma competição internacional. Viemos focadas para essa competição, tivemos um bom resultado. Ainda mais diante de todas as superações que tivemos aqui, teve que se acostumar com muito calor aqui. Estou muito feliz de poder representar o Brasil da melhor forma possível. Esse período que já estivemos juntos, como uma família mesmo, está sendo muito gratificante mesmo. É lutar e lutar agora, com um só objetivo, que é o Mundial. Creio que nosso time tem muito mais a evoluir e conseguir o que a gente mais quer, que é chegar no Mundial e dar nosso melhor”, completou Anne Karolayne.

A competição masculina teve formato diferente, com oito duplas divididas em dois grupos com quatro participantes. Primeiros do grupo B no sábado, Gabriel Zuliani e Mateus Dultra haviam avançado diretamente para a semifinal, mas acabaram superados no tie-break (17/21, 21/18 e 9/15) por Aravena/Iglesias (CHI). Na disputa pelo terceiro lugar, os brasileiros venceram Giuliano/Yoyi (PAR) por 21/15 e 21/17 para garantir o bronze.

“O objetivo principal era vir aqui e classificar a dupla 2 para o Mundial da categoria, e a gente conseguiu fazer isso. A gente passou em primeiro do grupo, direto para a semifinal. Pegamos o Chile, perdemos em um jogo de 2 a 1, e na disputa do terceiro, contra o Paraguai, a gente fez 2 sets a 0. A gente não conseguiu manter uma constância nos jogos, só que isso acontece. Acho que, no geral, a competição foi boa”, afirmou Gabriel Zuliani.

Além da medalha e da vaga garantida no Mundial, o técnico Caio Lopes também destacou a importância de poder testar os atletas em uma competição.

“Infelizmente a gente não fez um bom jogo na semifinal. O time do Chile vem de algumas competições internacionais em sequência, tem um volume bom, e a gente acabou jogando abaixo do que nosso time pode render. Essa derrota infelizmente foi em um momento que não podia perder, na semifinal. Mas é sempre importante levar a medalha, se manter no pódio. E é uma seletiva, o objetivo maior é estar classificado para o Mundial e poder experimentar também os meninos, de forma que a gente consiga a melhor formação possível para nossas equipes no Mundial”, declarou Caio.

(Texto: CBV. Foto: Dahiana Zarate/CBV/Divulgação)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!