O tiro certeiro do Clash Royale nos Jogos Universitários Brasileiros
15/10/2021 21:30 em Jogos Universitários

Em meio ao som alto do Boulevard dos Atletas, o ir e vir de competidores e comissão técnica, Lorena passou por mim sem muito alarde. Era de se esperar que a campeã invicta de Clash Royale no JUBs 2021 e no JUBs E-sports 2021, ocorrido em abril, pretendesse chamar para si o máximo de atenção possível. Mas não. No caminho da ativação da Monster, patrocinadora do evento, ela tentava parecer mais comum do que realmente é.

“Olha a Appledog™ ali!”

Fui em direção a ela, que já sorria por trás da máscara com a minha aproximação. Appledog™, no Clash Royale, é uma figura imponente e inspiradora. Dos três jogos que disputou antes da final do JUBs 2021, ela venceu todos de 2 a 0. Lorena, a jovem por trás do nickname, é uma figura receptiva, simpática e ainda mais inspiradora. Logo depois da saudação e das apresentações oficiais, parecia que estávamos em outro lugar, o som do Boulevard ficou para trás e a conversa com Lorena foi tomando corpo. Já ambientado no Clash Royale, mas sem o talento dela, tirei uma pergunta da manga.

“Lorena, se você pudesse escolher uma carta do seu deck que te representasse, qual seria?”

Ela sorriu, eu posso jurar que foi mais alto que a música que estava tocando. Talvez, ela nunca tivesse pensado nisso. A princípio, buscou alguma que a representasse como jogadora, alguma carta que ela, Appledog™, sempre usava em suas competições. Não era nesse ponto que eu queria tocar. Refiz a pergunta, e disse que eu queria saber da carta que traduzisse sua personalidade, como ela, Lorena, era. Foi exato. Ela já tinha a resposta.

“Eu me identifico com uma carta chamada Sparky. É uma carta que demora muito para carregar, mas, quando atira, é fatal. Então, é assim: na minha vida, eu sempre vou com as coisas pouco a pouco, mas quando vai, acontece e é assim”.

Apesar de parecer inicialmente tímida, Lorena estava extremamente confortável com a conversa. A escolha da carta pareceu certeira. A expectativa, talvez, era que ela escolhesse uma carta de criatura, que pode aparentar ter uma personalidade mais evidente. Porém, ao escolher Sparky, Lorena deixou claro que, além da sua forma de agir, também tem força suficiente para vencer grandes desafios – como uma P.E.K.K.A., um Gigante ou um Gigante Real.

Evidentemente feliz com a sua escolha, fiz uma segunda pergunta. Talvez, fosse uma pergunta óbvia para uma competidora de e-sports. Entretanto, assim que a fiz, Lorena logo quis saber se eu tinha mais alguma pergunta para fazer, porque claramente ela tinha muito o que falar.

“Como é ser atleta de e-Sports e mulher?”

Essa é uma questão muito importante para ela, porque, no cenário do Clash Royale, as mulheres ainda são menosprezadas. E, mesmo falando de algo que ainda é problemático para ela, Lorena contou que estava extremamente feliz com a oportunidade de representar as mulheres do Clash. Com a sua participação no JUBs E-sports 2021, ela percebeu que foi capaz de influenciar outras meninas a jogarem Clash Royale. Mais que uma competição, Lorena viu o JUBs 2021 como uma oportunidade para revelar novos talentos para a sua modalidade. Em nenhum momento, Appledog™ citou suas conquistas como sendo apenas para ela, mas como se servisse de porta-voz para todas as outras meninas que quisessem entrar na modalidade.

“Video-game não é só para menino. Meninas também podem jogar, e jogar muito bem!” – finalizou Lorena.

Ao nos depararmos com esse assunto, surgiu uma questão que poderia ser um vislumbre para o futuro da modalidade. Conversamos sobre a possibilidade de uma disputa mista no Clash Royale. Pensando em sua jornada, e também de outras meninas que começaram a jogar, Lorena me disse que acha que as três categorias – masculino, feminino e misto – são importantes para o desenvolvimento da modalidade. O naipe feminino é de extrema importância para inserir as meninas em cenários competitivos, para que elas possam conhecer o jogo e a si mesmas. Já o misto, faria com que as meninas sempre estivessem em constante desafio, tentando melhorar e ficar equiparadas aos melhores jogadores do mundo.

A conversa já chegava ao final, e eu já tinha aprendido muito sobre o universo vivido por Lorena. Porém, quando perguntei sobre as expectativas para o JUBs do próximo ano, a resposta dela foi ainda mais impactante que suas vitórias.

“Quero continuar vindo ao JUBs. Eu sempre tenho expectativa de ganhar, mas o que eu espero é que venham várias meninas que mostrem jogabilidade. Mostrar que as mulheres já mandam bem demais no Clash, e que venham com suas personalidades e seus decks”.

Eu só consegui agradecer pelo tempo com ela depois disso. Com duas vitórias surpreendentes, Lorena me mostrou que ela quer mesmo que a modalidade cresça e tenha mais pessoas como ela, inspirando outras pessoas. Mal posso esperar para ver a Lorena, a Appledog™, nos próximos JUBs. E mais ainda, ver quem mais vem com ela para a competição.

Serviços

Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil, Monster Energy, Fibra e Anadem. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

(Texto: Thiago Freitas. Foto: Nilo Santos/CBDU)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!