JUDÔ - Medalhista olímpico Flávio Canto realiza palestra em Maringá
31/01/2017 16:10 em Judô

O medalhista olímpico Flávio Canto ministra palestra nesta quarta-feira (01/02) em Maringá durante a 1ª Conferência pela Paz, às 20h30 no Teatro Callil Haddad. O evento é promovido pela Sociedade Internacional de Meditação (SIM), em parceria com a Prefeitura e a Câmara de vereadores, Ministério Público Estadual, Provopar, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, UEM, UniCesumar, Conselho de Segurança, Associação de Judô e Atletas, ACEMA e Herbarium. As vagas são limitadas, a entrada é franca e os organizadores pedem a doação de um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite que serão doados ao Provopar.

 

Flávio Canto criou em 2003, com ajuda de amigos, o Instituto Reação, uma organização não governamental que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação. Além do medalhista olímpico, participa do evento o professor Gustavo Herrera, representante da Sociedade Internacional de Meditação (SIM), que vai falar sobre “A Meditação Transcendental e a criação de uma sociedade ideal no Brasil”. 

 

De acordo com o professor, estudos comprovam que por meio da meditação é possível reduzir os índices de violência. “Os benefícios da Meditação Transcendental são inúmeros. Nosso objetivo é, por meio de um grupo de “praticantes da MT” e do “Programa Avançado Sidhis-MT, chamado Grupo de Coerência” (que está em fase de criação em Maringá) criar uma Sociedade Ideal para o Brasil todo”.

 

Canto

O inglês Flávio Vianna de Ulhôa Canto, que no próximo dia 16 de abril completa 42 anos, vai falar sobre a “História do Instituto Reação e a Meditação Transcendental no Esporte”. Flávio Canto, como ficou conhecido, é um ex-judoca brasileiro, especialista na luta de solo, filho de um físico nuclear brasileiro, que nasceu em Oxford, Inglaterra, onde seu pai fazia doutorado em física nuclear.

 

A asma o levou à natação e ao judô. Determinado, chegou à seleção brasileira aos 19 anos e em 1995 conquistou a medalha de bronze no Pan-americano de Mar del Plata. No ano seguinte ficou na 7ª colocação nas olimpíadas de Atlanta e em 1999 foi prata no Pan-americano de Winnipeg (Canadá). Em 2004, Flávio foi campeão no Pan-americano de Santo Domingo (República Dominicana), e nas olimpíadas de Atenas, em 2004, na categoria meio-médio, conquistou a medalha de bronze.

 

Depois de se tornar um dos melhores e mais respeitados atletas brasileiros, Canto criou, junto com um grupo de amigos, Instituto Reação.

 

“O objetivo é promover o desenvolvimento humano por meio do esporte e da educação e transformar o conceito de responsabilidade social em ação na vida do maior número de pessoas, integrando diferentes classes sociais pelo esporte”, explica o ex-atleta, que se aposentou dos tatames em 2012.

 

O Instituto trabalha com cerca de mil e duzentas crianças, adolescentes e jovens a partir de quatro anos, em cinco polos no Rio de Janeiro: Rocinha, Cidade de Deus (Jacarepaguá), Tubiacanga, Pequena Cruzada e Deodoro.

 

Agenda Flávio Canto em Maringá

12h30 - Chegada a Maringá

17h - Treino aberto de judô no Parque do Japão

20h30 - Palestra na Conferência da Paz

Local: Teatro Regional Callil Haddad

 

Tema: “História do Instituto Reação e a Meditação Transcendental no Esporte”

(PMM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!