Offline
Em Londrina, Paraná Combate reúne quase 2 mil participantes
16/11/2021 16:12 em Outros Esportes

O último final de semana foi repleto de disputas nos ringues e tatames londrinenses. No sábado (13), domingo (14) e segunda-feira (15), a cidade recebeu a primeira edição do Paraná Combate, evento que uniu os Jogos Abertos do Paraná de Lutas (JAPs Combate) à disputa das modalidades de artes marciais dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs). A iniciativa é inédita no estado e contou com mais de dois mil participantes, incluindo atletas, comissões técnicas e dirigentes. Ao todo, delegações de 57 municípios paranaenses competiram em dez modalidades esportivas: boxe, capoeira, jiu jitsu, judô, karatê, kickboxing, kung fu, luta olímpica, muay thai e taekwondo.

Além de ser o primeiro evento no novo formato, o Paraná Combate marcou também a volta às competições para muitos atletas. O torneio deriva do JAPs Combate, uma iniciativa criada pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL), que foi abraçada pelo governo do estado e pela comunidade das lutas no Paraná. Para a próxima edição, a equipe de organização estuda a ampliação do evento, tanto em sua duração quanto no número de modalidades. A partir das reuniões e do feedback de diversos envolvidos, como atletas, dirigentes e federações, o planejamento já começou a ser feito, incluindo novidades. Londrina já se colocou à disposição para receber o Paraná Combates 2022.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, lembrou da importância do evento. “O Paraná Combate foi muito sonhado por todos os envolvidos. O projeto começou ainda em 2019 e teve de ser interrompido por conta da pandemia. A expectativa em torno dele cresceu e o planejamento teve de ser feito com excelência, pois o evento, além de trazer para a comunidade de lutas um destaque exclusivo, precisou se adaptar e garantir a segurança de todos, nesse momento de controle da pandemia que vivemos”, explicou.

Oguido comemorou as barreiras superadas. “Foram inúmeros obstáculos vencidos. O ineditismo do evento faz com que você precise construir os protocolos, e isso é um grande desafio. Desde o início, ainda na logística de transporte e montagem das arenas, até chegar ao momento dos atletas competirem, tudo foi feito com muito empenho e dedicação, e estamos deixando um legado importante. Foi uma edição histórica, não só por ter sido a primeira, mas também por ter sido um enorme sucesso”, destacou.

“Ficam aqui nossos agradecimentos ao Governo do Estado, que confia no nosso trabalho, ao prefeito Marcelo Belinati e à nossa equipe de secretários, que acreditam na força transformadora do esporte e nos deram todo o suporte para fazer o Paraná Combate com primor. Também somos gratos aos atletas e dirigentes, que apostaram na ideia e vieram abrilhantar a competição e, em especial, aos servidores da Fundação de Esportes, que são os pilares que fizeram com que a nossa cidade retomasse o protagonismo dos eventos esportivos”, frisou o presidente da FEL

Destaques – A Abertura do Paraná Combate foi feita no sábado (13), no ginásio do Colégio Londrinense, e contou com a presença do famoso lutador Maurício Shogun. Natural do Paraná, Shogun é um dos brasileiros de maior destaque nas artes marciais mistas (MMA) e já foi campeão do Ultimate Fighting Championship (UFC), na categoria até 93 quilos.

“Fico muito feliz em ver um evento como esse. Parabéns à Prefeitura e ao Governo do Estado por promoverem o Paraná Combate. Aos atletas, digo que foquem em ter o melhor desempenho possível. Só um vai sair campeão e o esporte é assim, mas, se você der sempre o seu melhor, saia satisfeito da competição. Nosso dever é sempre buscar a nossa melhor versão, ser campeão ou não é a consequência. Sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho, então sonhem alto e se dediquem para alcançar”, disse o campeão Shogun.

O vereador Fernando Madureira, idealizador do projeto, representou o prefeito Marcelo Belinati na abertura. “A palavra que trago do prefeito é de gratidão. Somos gratos por escolherem nossa cidade e acreditarem no trabalho que é feito em Londrina. A cidade se tornou referência no calendário esportivo, e essa é uma semente que foi plantada ainda no começo da gestão, quando estive com meus amigos da FEL. Isso é um sonho se tornando realidade e fico imensamente honrado em fazer parte da história desse evento”, pontuou Madureira.

O superintendente do Esporte Paraná, Hélio Wirbiski, ressaltou a preocupação do governo com o esporte paranaense. “Nosso governador Ratinho Jr. nos deu a missão de promover o esporte no estado. Hoje, temos eventos esportivos que envolvem desde as nossas crianças até os idosos. Atendemos a todas as faixas etárias com muito esporte e saúde. Para planejar todos esses eventos, contamos com uma equipe muito dedicada e o apoio irrestrito do governador, que é praticante de taekwondo e um apaixonado por esporte”, frisou.

Participaram da abertura do Paraná Combate a deputada federal, Luisa Canziani; os deputados estaduais Tercílio Turini e Alexandre Amaro; os vereadores londrinenses Giovani Matos e Fernando Madureira; representantes da comunidade esportiva; assessorias de vereadores da Câmara Municipal de Londrina; secretários municipais de Londrina; o paratleta e medalhista olímpico, Giovani “Pantera Negra”; servidores da FEL; e atletas do Paraná Combate.

Todas as medidas de prevenção à transmissão do novo coronavírus foram seguidas no evento, com o objetivo de garantir a segurança e a saúde dos participantes. A realização do Paraná Combate é do Governo do Paraná, por meio da Paraná Esporte, e da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes.

(Texto: N. Com. PML. Foto: Vivian Honorato. N. Com. PML)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!