Projeto paranaense traz renovação da base com pódios no Brasileiro de Triathlon Sprint
17/05/2022 08:25 em Triathlon

Os mais jovens talentos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões foram protagonistas na primeira etapa do Circuito Triathlon Brasil Sprint. O grupo de pré-alto rendimento conquistou oito pódios na prova, disputada neste domingo (15) no Rio de Janeiro. Os resultados refletem o trabalho consistente de renovação das categorias de base do esporte, feito pelo projeto paranaense.

Com o mar agitado no Recreio dos Bandeirantes, a prova programada como um triathlon sprint foi alterada para duathlon, com uma etapa de corrida, uma de ciclismo e outra de corrida. Para muitos integrantes da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, foi a estreia nesse formato de competição.

"Os atletas sentiram sentiram bastante, porque o duathlon tem uma pegada diferente, um ritmo mais forte. E, como passamos por uma fase de renovação, muitos deles estão no seu primeiro ano nas categorias Júnior e Youth. E conseguiram ótimos resultados, a maioria foi ao pódio", destacou o coordenador Ricardo Júnior Cardoso.

 

Resultados

Júnior Feminino
4. Sophia Gomes

Júnior Masculino
5. Cristiano Walkowicz

Youth Feminino
2. Angelina Carvalho
4. Ana Carolina Licheski

Youth Masculino
1. Arthur Morer
2. Miguel Mazorca
3. João Vicente
5. Nicolas Kusma

 

Pódios no Triathlon Olímpico de Caiobá

Enquanto o time de pré-alto rendimento brilhava no Campeonato Brasileiro, um grupo de crianças da Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi para a disputa do Triathlon Olímpico de Caiobá, no Paraná. O objetivo era proporcionar experiência num ambiente de competilão, com a realização de um circuito completo da modalidade. Ainda assim, os alunos do núcleo do Colégio da Polícia Militar do Paraná, o CPM, mostraram determinação e conquistaram novo pódios.

O Triathlon Olímpico de Caiobá contou com uma grande variedade de distâncias e formatos, como o triathlon olímpico, sprint, kids, aquathlon e duathlon. A competição organizada pela Triativa Eventos, tradicional empresa do ramo no Paraná, reuniu atletas profissionais, amadores e crianças a partir dos 4 anos numa grande confraternização.

"É importante inserir as crianças em competições regionais como essa, para que elas tenham a percepção do que é realizar uma competição de triathlon. Muitos alunos só tinham feito os nossos simulados, até agora. E todos desenvolveram muito bem a prova", destacou o coordenador Ricardo Júnior Cardoso.

 

Resultados do Triathlon Olímpico de Caiobá

Super Sprint Masculino
1. Gabriel Trukan Ricetti - 49min19

Super Sprint Feminino
1. Ingrid Antonela Aguiar de Souza - 01h03min26
3. Isabela Lorenzato Nascimento - 01h06min09

Duathlon Kids Masculino 8 a 10 anos
3. Natan Franco Wasicky - 6min10

Duathlon Kids Masculino 11 a 12 anos
1. João Eduardo Arantes Hoinatski - 9min39
2. Henrique Vieira Karuta - 9min59

Duathlon Kids Feminino 1 a 12 anos
1. Gabriela Scholtz Ramos Hoffmann - 10min39
3. Yasmin Vitória Sznicer Kruger - 13min00
5. Bianca Wosch Kava - 13min29

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

(Assessoria)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!