Etapa de abertura do Circuito Futebol Social 2022 reúne 20 equipes e 160 jogadores em Sorocaba
22/06/2022 21:16 em Futebol

Com a presença de 20 equipes e 160 jogadores, começa nesta sexta-feira (24), em Sorocaba, a temporada 2022 do Futebol Social. Até domingo (26), será disputada na cidade do interior paulista a primeira etapa do Circuito Futebol Social, com 20 equipes – 16 no masculino e quatro no feminino -, e um total de 160 jogadores. O circuito faz parte de um movimento pioneiro, promovido ano a ano pela Ong Futebol Social, conectando jovens e comunidades carentes de todo o País, que têm no esporte a chance de conhecer outras realidades, proporcionando experiências de vida transformadoras, usando como instrumento principal o futebol.

No feminino estarão participando Bola da Vez (Sorocaba), Baby‘s (Angatuba), Café e Bola (Sorocaba) e Futebolando (Itapevi). No masculino jogam Bola da Vez A (Sorocaba), Bola da Vez B (Sorocaba), Mãos que Ajudam (Laranjal Paulista), Jutuba (Capela do Alto), Futebolando (Itapevi), Café e Bola (Sorocaba), Futeducando (Mairinque), Instituto Gold (Sorocaba), Craques do Futuro (Sorocaba), Estrelas do Amanhã (Sorocaba), Fut Jr (Dona Catarina/Mairinque), Bom de Bola (Sorocaba), Associação Criança Espettacular (Sorocaba), Instituto Sou do Bem (São Roque), São Raimundo VR (Sorocaba) e mais uma equipe a definir.

Além dos jogos, diferentes atividades movimentarão a etapa. No primeiro dia haverá oficinas do Projeto Rexona Quebrando Barreiras. É o futebol de rua, transformado em evento profissional, oferecendo às pessoas em vulnerabilidade social um projeto de futuro. As competições são realizadas dentro das comunidades, tendo como objetivo engajar moradores e familiares.

“Estamos muito felizes em dar início a esta edição 2022, com as etapas nas comunidades, reunindo participantes que são selecionados por projetos parceiros que atendem a pessoas em situação de risco e/ou sem moradia. A expectativa é grande para o começo das disputas, sendo que os melhores jogadores e jogadoras serão selecionadas para participar da Copa Futebol Social, em janeiro, em Mongaguá”, afirma Guilherme Araújo, fundador da Ong Futebol Social.

Oito etapas em cinco estados - A Rede Futebol Social conta com dez núcleos principais: São Paulo (São Paulo, Mongaguá, Sorocaba e Parelheiros), Pará (Ananindeua), Ceará (Barbalha), Maranhão (São Luís), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e São Gonçalo) e Distrito Federal (Brasília). O Circuito Futebol Social 2022 será disputado ao longo do ano em oito etapas em cinco estados e no Distrito Federal a partir desses 10 núcleos, envolvendo mais de 100 entidades e impactando diretamente cerca de 1.200 jovens e, indiretamente, ao menos 10 mil jovens. E, em janeiro será realizada a etapa nacional, a Copa Futebol Social, em Mongaguá, na Baixada Santista, com a participação de representantes de todas as etapas do Circuito.

“Futebol Social: ganhar é virar o jogo!” - Participam da Ong Futebol Social jovens de 16 a 20 anos, que vivem em situação precária de moradia (ou sem moradia), sob risco social e sem condições plenas de desenvolvimento, ligados a projetos sociais e/ou movimentos comunitários que fazem parte de Rede Futebol Social. Hoje são mais de 100 projetos parceiros. “Futebol Social: ganhar é virar o jogo!” é o lema da Ong.

Um dos resultados do projeto é a formação das seleções brasileiras masculina e feminina que jogam o Campeonato Mundial de Futebol Social (Homeless World Cup) e outros eventos internacionais.

O Circuito Futebol Social 2022 é uma realização da ONG Futebol Social, com patrocínio da Sul América e CSN. A Copa Futebol Social tem patrocínio do Nubank.

Calendário 2022

Circuito Futebol Social
Sorocaba/SP - Interior SP - 24, 25 e 26 de junho
Ananindeua/PA - Grande Belém - 22, 23 e 24 de julho
Barbalha/CE - Cariri Cearense - 12, 13 e 14 de agosto
São Luís/MA - Grande São Luís - 9, 10 e 11 de setembro
Brasília/DF - Capital da República - 21, 22 e 23 de outubro
São Gonçalo/RJ - Grande Rio - 4, 5 e 6 de novembro
São Paulo/SP - Grande SP - 9, 10 e 11 de dezembro
Mongaguá/SP - Baixada Santista - 13, 14 e 15 de janeiro de 2023

Copa Futebol Social
Mongaguá/SP - Baixada Santista - 20, 21 e 22 de janeiro de 2023

Sobre a Ong Futebol Social - Com patrocínio de Sul América, Nubank, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Projeto Rexona Quebrando Barreiras, o Futebol Social promove um movimento pioneiro que conecta jovens e comunidades carentes de todo o País, tendo como objetivo principal integrar, motivar e fortalecer seus participantes. Fazem parte da rede diversos projetos sociais e movimentos comunitários atuantes em periferias, favelas, entre outros grupos e regiões socialmente excluídos. Desde 2004, o projeto já atendeu a mais de 20 mil jovens e participou de mais de 20 eventos internacionais, incluindo a Copa do Mundo de Futebol Social (Homeless World Cup).

(Foto: Alexandre Vitor Andrade / IClick)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!