Offline
Copa Truck: Domingo no Tarumã com emoção e muito uso dos freios
19/09/2022 09:16 em Automobilismo

Assim como ocorreu no sábado (17) da sétima etapa, o domingo (18) no circuito de Tarumã, em Viamão (RS), sediou outras duas ótimas corridas recheadas de disputas, válidas pela oitava e penúltima etapa da temporada 2022 da Copa Truck. As vitórias ficaram com Roberval Andrade, da Mercedes-Benz, e com Beto Monteiro, da Volkswagen. O dia foi mais quente: 26 graus de temperatura ambiente e 51,3ºC no asfalto, de acordo com aferição realizada por técnicos da Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da competição. No sábado, a Fras-le informou 21ºC ambientes e 44,3ºC no asfalto.

Largando da pole position, Roberval Andrade manteve a primeira posição sem maiores problemas, escoltado pelo companheiro de equipe Wellington Cirino, líder do campeonato. André Marques foi o terceiro colocado após conseguir superar Felipe Giaffone, que terminou em quarto, e Paulo Salustiano, o quinto. A corrida foi interrompida com bandeira vermelha a pouco mais de cinco minutos do final após o forte acidente de Pedro Paulo Fernandes na curva final do circuito. Atingido por Daniel Kelemen, Fernandes atingiu com força a barreira de proteção de pneus e destruiu seu caminhão. Ninguém se feriu.

A prova foi encerrada com 5min20s para o final regulamentar, e como mais de 75% da disputa já havia sido completada, a corrida foi declarada encerrada. Na inversão dos oito primeiros colocados, Jaidson Zini largou na ponta com Felipe Tozzo em segundo e Beto Monteiro em terceiro. O pernambucano não demorou muito para subir à ponta, enquanto Andrade, que saiu da oitava posição, também conseguiu subir rapidamente pelo pelotão e se colocou em segundo. Zini ainda se segurou por algumas voltas em terceiro, mas foi sendo superado: primeiro por Giaffone, depois Marques, então Cirino, então Fábio Fogaça e Luiz Lopes.

A disputa pela liderança foi bastante acirrada e fez os protagonistas: com mais ritmo, Roberval investia de todas as formas sobre Monteiro. E a disputa entre Volkswagen e Mercedes-Benz seguiu até a bandeirada, que Beto recebeu com apenas 0s257 de vantagem sobre Andrade. Giaffone completou o pódio em terceiro, 19 segundos atrás do vencedor, tendo André Marques em quarto e Wellington Cirino fechando os cinco primeiros.

Roberval, que chegou a Tarumã na quinta posição da tabela, subiu para o quarto lugar depois de ter sido o maior pontuador do final de semana, tendo somado 70 pontos só no circuito gaúcho com duas vitórias, um segundo e um sétimo lugar, tendo agora um total de 224 sem os dois descartes obrigatórios; Felipe Giaffone somou 60 pontos e segue em terceiro com 242, apenas seis atrás do vice-líder Beto Monteiro, que conseguiu 55 no final de semana e agora está a cinco do líder Wellington Cirino, que para chegar aos 253 adicionou mais 65 pontos em Viamão (RS).

Os descartes obrigatórios mudam um pouco a situação da disputa. Com eles já computados, Wellington Cirino vai para a final com 234 pontos contra 229 de Beto Monteiro; neste cenário, Roberval Andrade sobe para terceiro com 224 pontos, apenas um à frente de Felipe Giaffone, com 223. Somente estes quatro pilotos alimentam chances matemáticas de conquistar o título. A grande final da temporada 2022 da Copa Truck está reservada para o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), no dia 6 de novembro.

(Texto: Assessoria. Foto: Rafa Catelan/P1 Media Relations)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!