Offline
Edição de 2023 da Cascavel de Ouro será disputada pelos carros mais rápidos do Brasil
12/10/2023 17:13 em Automobilismo

Pela primeira vez em sua história, o Império Endurance Brasil irá encarar as curvas de alta velocidade do Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. O circuito irá receber a sexta etapa do campeonato que reúne os carros mais rápidos do país no dia 21 de outubro. A disputa, que terá quatro horas de duração, será válida pela 37a edição da Cascavel De Ouro. A prova é considerada uma das mais tradicionais do automobilismo nacional e promete agitar o Oeste do Paraná.

“Estamos muito animados com a nossa estreia em Cascavel e marcar esta prova tão especial com a  Cascavel de Ouro é algo que nos deixa muito orgulhosos. Esta é uma das disputas mais famosas do nosso automobilismo e  participar dela é reflexo do crescimento do Império Endurance Brasil ao longo dos últimos anos. Somos uma categoria de apaixonados pelo esporte a motor, o público de Cascavel também é aficionado por corridas, e tenho certeza que faremos um grande evento", afirma Henrique Assunção, presidente da Associação dos Pilotos de Endurance, entidade responsável pela organização do Império Endurance Brasil. 

A prova remonta os primórdios da fundação do município de Cascavel, emancipado em 1951. Muitos amantes do automobilismo se organizaram e deram início à corridas de rua, com caráter amador. Logo depois criaram o Automóvel Clube de Cascavel, uma associação de pilotos que profissionalizou as competições e culminou na compra de uma área de terras, onde foi construído o Autódromo.

A primeira edição, na pista ainda de terra, aconteceu em 1967 e atraiu competidores de todo o Brasil. A disputa foi vencida por Rodolfo Scherner e Bruno Castilho, pilotando um Simca. O sucesso do evento garantiu outras edições.

O grid do Império Endurance Brasil conta com dois campeões da Cascavel de Ouro. Um deles é o piloto da casa David Muffato, que compete a bordo de um AJR ao lado de Pedro Queirolo. “Esta prova será simbólica tanto para o autódromo, para a história da Cascavel de Ouro, quanto para a história do Império Endurance Brasil. Estou muito feliz com esse casamento. Sem dúvida será um grande evento e eu espero, claro, sair vencedor”, disse o cascavelense que venceu a as edições de 1994, 2004 e 2018 e é integrante de uma das famílias mais tradicionais do automobilismo brasileiro.

Outro piloto do grid que já levou a Cascavel de Ouro para casa foi Sérgio Jimenez, campeão de 2012 correndo ao lado de Paulo Bonifácio. Na ocasião, a prova foi válida pela extinta GT Brasil.

“Cascavel é uma pista bastante desafiadora e prazerosa. Vencer lá é sempre muito especial. O povo da cidade é realmente apaixonado por automobilismo e a gente espera poder proporcionar um grande espetáculo para todos eles, ainda mais por ser a estreia da categoria na cidade’, disse o piloto que compete atualmente com um protótipo Sigma.

A largada da Cascavel de Ouro acontecerá no sábado dia 21 de outubro, às 11h, com transmissão do BandSports, CATVE e do canal do Youtube da categoria. Os ingressos camarote estão à venda no sympla.com.br e os ingressos arquibancada no Automóvel Clube de Cascavel e no Supermercado Muffatão.

(Texto: Assessoria. Foto: Bruno Terena/MS2/Divulgação)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!