Na terça-feira (30/1), o prefeito Rafael Greca recebeu em seu gabinete no Palácio 29 de Março o professor Fumihiko Nakamura e estudantes da Universidade de Tóquio.
“É uma alegria e uma honra recebê-los, a sua presença dignifica ainda mais a Prefeitura de nossa cidade. Você é um amigo de Curitiba”, ressaltou Greca.
O professor Nakamura, que já esteve na capital paranaense por 20 vezes, é um entusiasta da cidade e veio especialmente para conhecer o Bairro Novo da Caximba, além de explorar os recentes avanços nos modelos de mobilidade urbana adotados pela administração municipal. Greca ainda os convidou para conhecer a Fazenda Urbana do Cajuru, as hortas comunitárias e os Jardins de Mel, iniciativas de sustentabilidade urbana.
“Agradeço por nos receber, organizar visitas em outros locais. Nós estamos desenvolvendo uma plataforma de mobilidade inteligente, um aplicativo e gostaríamos de nomear a cidade de Curitiba em um dos nossos projetos”, declarou Nakamura.
O prefeito Rafael Greca expressou entusiasmo em receber o professor japonês e agradeceu a homenagem, destacando a importância de parcerias internacionais para promover avanços significativos na qualidade de vida dos cidadãos.
"Estamos abertos a parcerias e colaborações que tragam soluções inovadoras para aprimorar a experiência de mobilidade em Curitiba", afirmou o prefeito.
Nakamura estava acompanhado dos alunos Gen Hayauchi e Yurie Toyama, que fazem parte do projeto da plataforma que está sendo desenvolvida.
A visita de Nakamura ressalta a posição de Curitiba como um polo de referência em práticas sustentáveis e inovadoras, consolidando a cidade como um centro de discussões e implementações voltadas para o futuro da mobilidade urbana. Eles ainda visitaram o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e assistiram a apresentações sobre eletromobilidade e o Hipervisor Urbano, novidades na cidade. Durante a estada, também está prevista uma visita à Urbanização de Curitiba (Urbs).
Ao final do encontro, Greca presenteou os visitantes japoneses com uma réplica de araucária em MDF, para montar, e gravuras japonesas. O professor presenteou o prefeito com biscoitos de chá verde e réplicas de modelos de ônibus, em miniaturas, que circulam em Tóquio.
Também participaram do encontro o secretário de Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando de Souza Jamur; o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó; e a diretora de Informações do Ippuc, Liana Vallicelli.
(Texto: SMCS PMC. Foto: Pedro Ribas/SMCS PMC)