Greca recebe embaixadora da União Europeia e mostra as ações de sustentabilidade de Curitiba
01/02/2024 08:58 em Notícias do Paraná

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu nesta quarta-feira (31/1), no Palácio 29 de Março, a visita da embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf.

Ela estava acompanhada do representante em Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da União Europeia, Dallys Mota Nunes. Participou também da audiência o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó.

Entre os temas abordados estavam sustentabilidade, inovação, urbanismo, acordo Mercosul/União Europeia e temas de interesse do bloco europeu para eventuais parcerias.

“Vim a Curitiba para ver como podemos intensificar nossas relações com a cidade e o estado do Paraná. Estou muito impressionada como a cidade está orientada no caminho da sustentabilidade porque isso é o futuro. Aqui há investimento verde, arte e arquitetura de forma que tenho muita confiança que juntos poderemos fazer algo muito bom”, comentou Marian Schuegraf.

Curitiba sustentável

Greca relatou à embaixadora sobre os principais projetos da atualidade de Curitiba, como a Fazenda Urbana (que terá uma segunda unidade na CIC); o Vale do Pinhão (ecossistema de inovação); a adoção dos ônibus elétricos para o transporte coletivo; a Pirâmide Solar de Curitiba, que ajuda o município a economizar energia elétrica; o projeto Rosto da Cidade, que recuperou imóveis históricos da cidade; e os projetos Ecodistrito Umbará/Ganchinho, Reserva Hídrica do Futuro e Ecodistrito Bacia Rio Belém, discutidos recentemente com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“Todas essas iniciativas e outras se somaram para que Curitiba conquistasse o título de Cidade mais Inteligente do Mundo em premiação realizada no ano passado na Espanha. E nós estamos sempre prontos para discutir ideias e parcerias com a União Europeia e vocês são muito bem-vindos”, disse o prefeito.

A União Europeia é o segundo maior parceiro comercial do Brasil, ficando atrás apenas da China, de acordo com dados da Balança Comercial de 2023.

Novo Bauhaus

Marian Schuegraf expôs sobre o novo Bauhaus, movimento de arquitetura e interdisciplinar que liga o Pacto Ecológico Europeu aos espaços em que vivemos e às nossas experiências.

"É uma ideia interessante porque foca na sustentabiliadade e no bem-estar das pessoas, além de atribuir valor estético para os espaços de moradias", comentou Marian.

Greca narrou sobre a experiência de Curitiba com o movimento, tendo como morador um de seus expoentes, Frederico Kirchgässner, que construiu a sua casa no bairro São Francisco, seguindo a filosofia do modelo arquitetônico.

A casa foi o primeiro imóvel particular incluído no programa Rosto da Cidade, da Prefeitura de Curitiba, e recebeu pintura amarela, sua cor original, e aplicação de resina antipichação, que facilita a limpeza em caso de vandalismo. A embaixadora foi convidada a conhecer a casa, que ainda pertence à família Kirchgässner.

O prefeito também convidou a embaixadora para falar sobre os projetos da União Europeia no Smart City Expo Curitiba 2024, programado para o período de 20 a 22 de março, quando a capital paranaense se transformará no centro internacional de discussões sobre cidades inteligentes.

“O tema desta edição do Smart Cities Expo será Reinventando Cidades, o que é perfeito para que a União Europeia apresente seus projetos”, conclui Greca.

(Texto: SMCS PMC. Foto: Daniel Castellano/SMCS PMC)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!