Offline
Escolas e CMEIs de Curitiba estão preparados para a volta às aulas nesta terça-feira
19/02/2024 07:23 em Notícias do Paraná

Nesta terça-feira (20/2), 140 mil crianças e estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Curitiba voltam às aulas.

Para bem recebê-los, as unidades educacionais tiveram diversas melhorias e reformas na infraestrutura desde janeiro. Em fevereiro, foi feita limpeza e organização dos espaços, além de reuniões administrativo-pedagógicas e a Semana de Estudos Pedagógicos (SEP).

A Prefeitura de Curitiba também realiza os chamamentos de novos profissionais e a Secretaria Municipal da Educação promove formações específicas.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca que desde o final da pandemia a rede pública de ensino curitibana tem investido na recomposição das aprendizagens e na qualidade do ensino.

"Nosso cuidado envolve a infraestrutura e o pedagógico”, afirma Maria Sílvia.

“Este ano, devido ao aumento de casos de dengue na cidade, orientamos as equipes de limpeza a manterem cuidados específicos para evitar água parada, onde os mosquitos colocam seus ovos, por exemplo”, completa a secretária.

Vasos de plantas, pneus de canteiros e hortas, calhas e outros locais que possam acumular água estão sendo vistoriados e limpos nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Semana de Estudos Pedagógicos

Além da infraestrutura física, a preparação para o novo ano letivo envolve contratações, formação profissional e organização administrativa e pedagógica. Na quinta-feira (15/2), foi feita organização administrativa, e na sexta (16/2) e segunda-feira (19/2) são realizadas as atividades da Semana de Estudos Pedagógicos (SEP) 2024, quando os profissionais tratam das práticas pedagógicas.

Obras e melhorias

As ações incluíram serviços de pintura, em pisos, telhados, banheiros, gradis, muros, caixas d´água, refeitórios, adaptações de espaços para as turmas do integral, instalação de trocadores, entre outras.

O muro da Escola Municipal Pilarzinho, no bairro de mesmo nome, é um dos que está com obras em andamento. O muro ruiu recentemente devido às chuvas e está sendo instalado gradil.

Somente no ano passado, foram executadas cerca de 600 ações da Coordenadoria de Obras, com valor próximo a R$ 17 milhões investidos nas unidades educacionais das dez regionais e mais de 380 unidades atendidas com serviços de pintura, reformas em telhados, muros, banheiros e pisos, entre outros.

Renovação com inovação

Nos últimos anos, a Educação renovou o mobiliário das suas mais de 400 unidades e também o parque tecnológico, com entregas de novos equipamentos.

As unidades educacionais receberam equipamentos tecnológicos para os laboratórios de informática e espaços maker (faça você mesmo). São itens para uso pedagógico e administrativo (como direção e sala dos professores) com investimentos de R$ 41,8 milhões.

Também foram entregues Faróis Móveis a todas as escolas e CMEIs. Eles seguem a mesma proposta dos Faróis do Saber e Inovação.

Orientações para um retorno tranquilo às escolas

- Conversar com a criança sobre a importância de retomar a rotina na escola

- Verificar com a escola/CMEI o horário de entrada para evitar atrasos

- Com o fim das férias, as crianças devem voltar aos horários de antes, como dormir mais cedo

- Verificar se todos os materiais necessários estão na mochila, no dia anterior

- Deixar o uniforme preparado

(Texto: SMCS PMC. Foto: Luiz Costa/SME)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!