Offline
Botânico Ricardo Cardim realiza palestra em Maringá e ressalta a importância da arborização da cidade
26/03/2024 22:40 em Notícias de Maringá
Com aproximadamente 150 mil árvores na área urbana, Maringá se destaca pelos grandes corredores verdes que proporcionam sombra, qualidade de vida e embelezam a cidade. Para ampliar o conhecimento sobre a arborização do município, a Prefeitura, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) e em parceria com a PRC Empreendimentos, promoveu uma palestra com o botânico Ricardo Cardim, com o tema ′Paisagismo Sustentável para o Brasil: Integrando natureza e humanidade no século XXI′, nesta segunda-feira, 25, no Auditório Hélio Moreira.
 
Premiado internacionalmente, Cardim é mestre em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP), tem passagem por escritórios de arquitetura dos Estados Unidos e Índia e é o criador do método “Floresta de Bolso”, que prevê a recuperação da flora nativa em pequenos espaços urbanos. No sábado, 23, e domingo, 24, o botânico visitou o Parque do Ingá, Parque Alfredo Werner Nyffeler (Buracão), Parque Palmeiras, Horto Florestal e o fundo de vale da Gleba Itororó. 
 
“Maringá é uma cidade muito bem arborizada e que foi planejada nesse sentido. Assim que cheguei no Aeroporto, já havia algo falando sobre as árvores como protagonistas da cidade. Isso é maravilhoso, muito raro no Brasil”, destacou o botânico. Ele afirmou que a “fama de Maringá” como exemplo de arborização urbana é reconhecida em toda parte do país.
 
A diretora-presidente do Ipplam, Bruna Barroca, agradeceu a presença do palestrante. “Tivemos a oportunidade da troca de informações e de conhecimento entre os agentes, que nos possibilita ampliar as políticas públicas e aplicar novas ferramentas para garantir a preservação ambiental. Maringá tem um grande ativo ambiental que deve ser preservado e que possui grande potencial para o desenvolvimento urbano sustentável. E somos nós que devemos trabalhar para que isso aconteça", afirma.
(Texto: Felipe Augusto. Foto: Fábio Reina/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!