Offline
Prefeitura de Maringá realiza ′Semana de Conscientização do Autismo′ entre os dias 1º e 7 de abril
28/03/2024 08:16 em Notícias de Maringá
Inclusiva e acolhedora, a Prefeitura de Maringá realiza a ′Semana de Conscientização do Autismo 2024′, entre os dias 1º e 7 de abril. A iniciativa promove a conscientização da comunidade e capacitação dos profissionais sobre estratégias de cuidado das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A abertura oficial da semana será na segunda-feira, 1º, às 9h, no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC) (confira abaixo a programação completa).
 
A ′Semana de Conscientização′ é realizada em alusão ao ′Dia Mundial de Conscientização do Autismo′, celebrado em 2 de abril. Durante a semana, haverá ciclo de palestras, exposição artística com trabalhos de alunos atendidos pelas clínicas de apoio, show de talentos, entre outras ações. A programação encerra em 7 de abril, com uma grande caminhada para mobilização da comunidade. 
 
O prefeito Ulisses Maia destaca que a ′Semana de Conscientização do Autismo′ é fundamental para fortalecer a discussão sobre o tema e levar informações para a população. “As atividades são voltadas para familiares de pessoas autistas, educadores e comunidade em geral. O objetivo é levar conhecimento sobre o espectro autista e reforçar os direitos das pessoas autistas, com foco no combate ao  preconceito e à discriminação”, disse. 
 
A Semana de Conscientização do Autismo foi instituída pela lei municipal nº 9.984/2015. O evento é realizado pela Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Pessoa com Deficiência, com apoio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Comissão de Pessoas com Deficiência da OAB, instituições de ensino superior, clínicas e associações da cidade. 
 
Avanços - De forma pioneira, a gestão municipal avançou com a implantação de diversas políticas públicas voltadas às pessoas com autismo, como a criação da primeira Secretaria da Pessoa com Deficiência. Além disso, na rede de saúde, por exemplo, o município implantou a Clínica do Autismo. O espaço preparado para acolhimento ganhará nova estrutura em breve, o que ampliará a capacidade de atendimento. 
 
O município também desenvolve projeto para crianças entre 6 e 12 anos com Transtorno do Espectro Autista no Centro Esportivo do Jardim Alvorada. O projeto ′TEA em Ação′ atende 35 crianças com atividades de psicomotricidade no solo e psicomotricidade aquática. Na rede municipal de ensino, há atendimento em Sala de Recursos Multifuncional, com materiais adaptados, brinquedos sensoriais, jogos educativos, materiais de comunicação alternativa, softwares de adaptação curricular e outros para estimular habilidades necessárias ao processo de ensino e aprendizagem. 
 
Os alunos com autismo são acompanhados por terapeuta ocupacional, que realiza visitas nas unidades escolares, e o setor de Psicologia Escolar orienta e participa do processo de desenvolvimento dos alunos com TEA. A Gerência de Apoio Pedagógico Interdisciplinar oferta também o atendimento dos professores de apoio em sala de aula.
 
Confira a programação da ′Semana de Conscientização do Autismo 2024′:
 
Segunda-feira, 1º de abril
 
9h - Cerimonial de abertura da ′Semana da Conscientização do Autismo′
Local: Centro de Ação Cultural Márcia Costa, na Avenida XV de Novembro, 514
 
10h - Palestra com a terapeuta ocupacional Silvia Kanawa sobre o tema ′Construindo pontes de compreensão: Abordagens para inclusão e apoio ao autismo na saúde e educação′
Local: Centro de Ação Cultural Márcia Costa, na Avenida XV de Novembro, 514
 
19h às 22h30 - Ciclo de Palestras TEA: valorize as capacidades e respeite os limites
- Palestra 1: ′Construindo pontes de Compreensão: Abordagens para inclusão e apoio ao Autismo na Saúde e Educação′, com a terapeuta ocupacional Silvia Kanawa
- Palestra 2:  ′Capacidades e limites comunicativos da pessoa com TEA′, com a fonoaudióloga Lidiane Yumi Sawasaki;
- Palestra 3: ′Diagnóstico de TEA: como fazemos na Psiquiatria da Infância e Adolescência?′, com o psiquiatra da infância e adolescente Felipe de Figueiredo;
Local: Auditório Paulo Freire, na Uningá
 
Terça-feira, 2 de abril
 
14h -  Ação de conscientização realizada pelas clínicas de apoio em parceria com a CBN Maringá 
Local: Ação simultânea com panfletagem em vários locais da cidade
 
Quarta-feira, 3 de abril 
 
8h às 11h e das 14h às 17h -  Mutirão para solicitação Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e orientações sobre solicitação de isenção do IPVA para pessoas com autismo 
Local: Terminal Urbano 
 
9h - Passeio do Clube de Mães da Associação Maringaense dos Autistas (AMA) e panfletagem 
Local: Shopping Avenida Center
 
19h30 -  Palestra para profissionais da educação com o neurologista Pedro Leite sobre o tema ′Autismo e Inclusão′.
Local: Auditório da Fundação Luzamor, na Rua Néo Alves Martins, 1704
 
Quinta-feira, 4 de abril 
 
19h às 21h - Show de Talentos Estrelas Azuis (aberto ao público)  
Local: Centro de Ação Cultural Márcia Costa, na Avenida XV de Novembro, 514
 
Sexta-feira, 5 de abril 
 
8h - Curso de capacitação para profissionais de saúde sobre triagem para o TEA (M-chat e Irdi)
Local: Auditório Dona Etelvina, bloco 7 da UniCesumar 
 
Sábado, 6 de abril
 
10h - Sessão de cinema adaptada com o filme ′Kung Fu Panda 4′
Local: Cineflix Maringá Park. Os ingressos para autistas são gratuitos e os acompanhantes têm direito a meia-entrada.
 
15h - Piquenique Azul e Espaço Saúde
Local: Parque Alfredo Nyffeler (Buracão), na Vila Morangueira 
 
Domingo, 7 de abril
 
9h - Caminhada de Conscientização do Autismo 
Local: Saída em frente ao Auditório Luzamor 
 
1/4/2024 a 7/4/2024 - Exposição artística com obras produzidas por alunos atendidos pelas clínicas de apoio 
Local: Centro de Ação Cultural Márcia Costa, na Avenida XV de Novembro, 514
 
(Texto: Murillo Saldanha. Foto: Rafael Macri/PMM)
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!