Offline
Prefeitura entrega ‘Residencial Maragogi’ por meio do ProZeis
10/05/2024 19:20 em Notícias de Maringá

Nesta sexta-feira, 10, dia em que Maringá completa 77 anos de história, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação, realizou a entrega do ‘Residencial Maragogi’, quarto empreendimento viabilizado pelo Programa Zonas Especiais de Interesse Social (ProZeis). O condomínio, que beneficia 200 famílias com moradia própria, está localizado na Rua Maria Aparecida Bragion, no bairro Chácaras Aeroporto, na zona sul da cidade. A cerimônia de entrega contou com a presença do governador em exercício do Paraná, Darci Piana, e do prefeito Ulisses Maia, além de autoridades e famílias beneficiadas.  

 

Construído pela VLP3 Engenharia, o ‘Residencial Maragogi’ tem mais de 12 mil metros quadrados. Cada apartamento possui 45 metros quadrados, com dois quartos, um banheiro, sala e cozinha integradas, além de sacada. O empreendimento possui dois espaços gourmet, piscina, academia, brinquedoteca, mini quadra, playground, bicicletário e praça. Além disso, conta com elevador, guarita, medidores de gás e água individuais e pisos laminados na sala e quartos.

 

Flávio e Daiane Bacarin, pais de dois filhos, estão entre os beneficiados. "É uma satisfação enorme estar aqui. Esse é o primeiro imóvel que a nossa família conquista. Não tínhamos condições de adquirir em outra época, mas nos planejamos e aqui estamos para receber as chaves da nossa casa", afirma Flávio.

 

O prefeito Ulisses Maia destacou que, com o ProZeis, Maringá se tornou referência em políticas públicas de habitação social. “No dia em que a melhor cidade do Brasil para se viver completa 77 anos, vivenciamos esse momento importante e memorável, que é a entrega do ‘Residencial Maragogi’ para 200 famílias. Isso foi possível por meio do ProZeis, programa pensado para que as pessoas morem em um bairro constituído, com toda infraestrutura pronta. As pessoas que adquirem esses apartamentos pagam um valor mais barato do que aluguel”, afirmou.

 

O governador em exercício do Estado, Darci Piana, destacou a importância do programa de habitação social criado pela Prefeitura. "O ProZeis ajuda as pessoas a terem a sua casa própria. Isso é dignidade, cuidado e respeito com as pessoas”, reforçou.

 

ProZeis - O ProZeis identifica áreas com potencial construtivo que anteriormente não poderiam receber edifícios verticais para transformá-las em locais de habitação popular. Um terço das unidades deve ser destinado para famílias com renda de até três salários mínimos e as demais para famílias com até seis salários mínimos. As famílias têm acesso a financiamento com valor mais baixo que aluguel e isenção dos custos do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na aquisição do imóvel. Já as construtoras não pagam IPTU e ISS de construção civil durante a obra.

 

Com o ProZeis, as famílias contempladas com o ‘Residencial Maragogi’ tiveram acesso a um subsídio de R$ 15 mil por meio do Programa Casa Fácil Paraná, do Governo do Estado, e de R$ 23 mil do Programa Minha Casa Minha Vida, além de possibilidade de abatimento pelo Fundo de Garantia (FGTS). 

 

Com o novo residencial, a Prefeitura chega a 920 unidades habitacionais entregues por meio do ProZeis. Os 200 apartamentos do Residencial Maragogi se juntam às 176 unidades habitacionais do Condomínio Villagio Azaleia, 224 do Residencial Manacá e 320 do Solar das Laranjeiras. Atualmente, o Residencial Maraú, o Residencial Marapé e o Bellus estão em construção e vão beneficiar mais 600 famílias maringaenses.

(Texto: PMM. Foto: Fábio Reina/PMM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!