Offline
UEM lança campanha para arrecadar doações para as vítimas das enchentes no RS
14/05/2024 17:43 em Notícias de Maringá

O período é de desolação para toda a população do Rio Grande do Sul, e mesmo do Brasil, com as pessoas afetadas pelas cheias nas regiões central e metropolitana daquele estado. As chuvas intensas em maio trouxeram uma realidade nunca vista ao estado, afetando milhares de gaúchos, que perderam suas casas, seus bens e, em muitos casos, suas vidas.

É momento de solidariedade, e é com esse pensamento que a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza a campanha "UEM Solidária", em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A ação é coordenada pela Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT) e pelo Escritório de Projetos e Processos (EPP) com organização também do Diretório Central dos Estudantes (DCE), de Centros Acadêmicos (CAs) e Atléticas Acadêmicas.

O reitor Leandro Vanalli destaca a importância da participação da UEM nessa ajuda solidária aos nossos vizinhos e irmãos do Rio Grande do Sul. “O estado enfrenta uma tragédia devido às fortes chuvas e é crucial que também participemos desse grande movimento nacional de auxílio à população local”. Vanalli também parabeniza os órgãos administrativos e acadêmicos por essa iniciativa conjunta.

Segundo o diretor de Assuntos Comunitários, Wilson Rinaldi, a expectativa da campanha é alta, dada a sensibilidade em relação às tragédias no Rio Grande do Sul. “A UEM, como uma comunidade forte, não poderia deixar de contribuir de alguma maneira para minimizar os danos causados pelas enchentes na região”.

Inicialmente, a coleta de doações ocorre entre os dias 14 e 24 de maio. Segundo o cientista social do Escritório de Projetos e Processos (EPP), Éder Rodrigo Gimenes, “neste primeiro momento de campanha foram selecionados itens específicos para doação, conforme divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, de modo que foram organizados quatro pontos de coleta de itens visando a logística da organização, acondicionamento e transporte”.

No câmpus sede, as doações podem ser realizadas nos seguintes postos:

- Biblioteca Central (hall de entrada e estudos): água potável;

- Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (secretaria, Bloco G-34, sala 03): Itens de higiene pessoal - fraldas infantis e geriátricas (todos os tamanhos), absorventes higiênicos descartáveis (todos os tamanhos), sabonetes, creme dental e escovas de dentes;

- Centro de Ciências Agrárias (secretaria, Bloco J-45, sala 24): ração animal (seca ou úmida);

- Centro de Tecnologia (secretaria, Bloco C-67, sala 07): enlatados (leite em pó, sardinha, atum e legumes).

Nos campi regionais, há ações específicas para coleta de doações.

Conforme Vanalli, os esforços da UEM para coleta dos itens obviamente não cessarão a demanda, de modo que há outros itens de grande relevância a serem também doados neste momento, como cobertores e roupas, que podem ser encaminhados para Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Maringá, por exemplo.

O reitor convida a comunidade interna e externa à UEM a participar da campanha: “Neste momento em que devemos expressar nossa solidariedade, UEM e comunidade externa devem se unir para que consigamos reunir o maior volume possível de itens para encaminhamento às cidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul”.

(Francisco Dias Neto/UEM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!