Offline

Em Maringá, Centro de Testagem e Acolhimento tem alteração no fluxo de realização de testes
20/06/2024 11:04 em Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá realiza obras e investimentos em todas as regiões para construção de uma cidade ainda melhor. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Zona Sul, as obras entraram na fase final, com melhorias para garantir serviços ainda mais ágeis à comunidade. Devido à finalização do serviço, haverá alteração no fluxo de realização de testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), que funciona na UBS Zona Sul. 

 

Entre os dias 24 de junho e 1º de julho, não haverá atendimento de testagem rápida no CTA. Os exames para a detecção de infecções como HIV, sífilis, hepatites B e C serão realizados exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde, de acordo com o horário de atendimento de cada unidade (clique aqui e confira o horário de funcionamento de cada UBS). A partir do dia 2 de julho, os pacientes podem procurar novamente o CTA, além das UBSs que também realizam os testes.    

 

Os demais serviços, incluindo atendimento médico e entrega de medicamentos, vão seguir normalmente no CTA. A unidade funciona na UBS Zona Sul, na Rua Tabaete, 396, no Jardim Tabaete, das 7h às 16h. O local é responsável pelas ações de prevenção e diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis. A equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros, realiza o pré-aconselhamento para esclarecer dúvidas, fornecer orientações e prestar apoio emocional ao usuário. 

 

A secretária de Saúde, Karina Rissardo, explica que todas as UBSs realizam atendimento para prevenção e diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis. “O CTA é um espaço especializado e que faz parte da rede de assistência para testagem e tratamento. As obras realizadas no local vão garantir melhorias para a comunidade que utiliza os serviços”, afirma.

(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!