A Stock Light abre as cortinas para uma temporada 2025 que promete ser histórica. Cada vez mais forte e impulsionada pela premiação recorde no automobilismo brasileiro, a categoria de acesso à BRB Stock Car Pro Series terá seu maior grid no período pós-pandemia — a partir de 2020 — e vai acelerar com 23 carros, registrando aumento significativo: 76,9% em relação ao ano passado.
Nascida há 32 anos, a Stock Light tem a revelação de talentos enraizada em seu DNA. Desde 1993, cerca de 400 pilotos foram revelados pela categoria e brilharam nos cenários brasileiro e internacional do automobilismo. Entre eles, destaque para Cacá Bueno, Gabriel Casagrande, Daniel Serra, Thiago Camilo, Felipe Fraga, Julio Campos, Gaetano Di Mauro, Felipe Baptista, Marcos Gomes, todos com histórico de sucesso na BRB Stock Car Pro Series.
Desde 2023, o Grupo Veloci — controlador da Vicar — empreendeu um grande e valioso impulso que tornou a Stock Light ainda mais atrativa. A partir daquele ano, o campeão da categoria de acesso passou a receber o equivalente a R$ 2,5 milhões em insumos e incentivos para ascender ao grid da BRB Stock Car, o que vem possibilitando à nova geração a oportunidade real de escalar os degraus rumo ao apogeu do esporte a motor nacional e trilhar uma carreira profissional.
O primeiro a fazer jus ao superprêmio foi Zezinho Muggiati, campeão da temporada 2023, que subiu para a BRB Stock Car no ano seguinte como piloto da KTF Sports, aos 21 anos. Logo em sua primeira corrida, o curitibano lutou pela vitória, em Goiânia, evoluiu muito durante seu ano de debute e conquistou um pódio com o segundo lugar na corrida sprint do Velopark. Em 2025, Muggiati vai disputar o campeonato como um dos pilotos da CAR Racing Sterling.
A temporada 2024 teve como grande nome o gaúcho Arthur Gama. Com campanha de destaque pela equipe ArtCon Racing, o porto-alegrense de 19 anos venceu nove das 18 corridas do campeonato passado e conquistou o título em Interlagos. De volta ao autódromo paulista pouco mais de quatro meses após realizar seu primeiro objetivo, o jovem piloto fará sua estreia na BRB Stock Car como piloto da Full Time Gazoo Racing e entrará na competição no primeiro ano da nova era SUV.
Um grid de novidades — Dos 23 pilotos confirmados para o grid da Stock Light 2025, 13 são caras novas. Outro marco importante e que reforça o crescimento significativo da categoria está no número de equipes: são oito times inscritos para o campeonato, sendo quatro deles novidade em relação ao ano passado.
Campeão Overall, Sprint e Endurance na Turismo Nacional em 2024, Ernani Kuhn foi o primeiro piloto a receber o incentivo oferecido pelo Grupo Veloci pelo título geral na categoria dos carros mais vendidos do Brasil, que desde o ano passado passou a integrar a escala evolutiva promovida pela Vicar. O cuiabano ascendeu ao grid da Stock Light como piloto da MTK Racing, versão repaginada da equipe Mottin Racing, baseada em Porto Alegre e que regressa à categoria depois de dez anos.
Outro talento vindo da Turismo Nacional é Juninho Berlanda, tricampeão e maior vencedor da história da competição. O catarinense vai correr pela nova equipe SG28 Racing, que tem sua origem na atual campeã, a ArtCon Racing, e liderada por Carlos SG, nome bastante conhecido no universo do automobilismo brasileiro.
Vencedor de uma emocionante corrida no ano passado na TN, João Bortoluzzi é outro catarinense que vai acelerar na Stock Light em 2025. O piloto vai defender a nova equipe MForce e terá ao seu lado o paulista Rafael Martins — que chega com experiência de ter corrido na BRB Stock Car e regressa à divisão de acesso depois de cinco anos — e Will Cesar, competidor que tem base da sua formação no automobilismo virtual.
Outra nova equipe para 2025 é a Infinity Competições, baseada em Centralina, no Triângulo Mineiro. Em sua estreia na Stock Light, o time traz como cara nova Enzo Falquete.
Witold Ramasauskas, que teve a oportunidade de debutar na BRB Stock Car Pro em Interlagos, em dezembro, firma de vez posição no universo de competições Vicar como um dos pilotos da RTR Sport Team. A equipe baseada em Ribeirão Pires (SP) e que vai ascender ao grid da principal categoria do automobilismo nacional com Helio Castroneves, permanece na Light pronta para seguir revelando talentos.
Único piloto a ter disputado todas as 60 corridas da BRB Fórmula 4 Brasil, Lucca Zucchini mudou o rumo da sua carreira e vai correr na Stock Light com a ArtCon Racing. Vindos da Copa Hyundai HB20, Enzo Falquete e Pedro Garcia estarão naquele que é o último passo rumo à BRB Stock Car e vão competir pela Infinity e RTR Sport Team, respectivamente. Outra revelação das pistas, o paranaense Luis Trombini, vai debutar na Light como piloto da Garra Racing Team.
Já a W2 Racing ProGP terá três novatos em seu sexteto para 2025. Enzo Gianfratti, que em abril estreou no TCR South America Banco BRB e vem de título na AMG Cup, conquistado no ano passado, será uma das novidades, assim como Gabriel Koenigkan, campeão brasileiro de kart, que chega à Light como mais jovem do grid atual, com somente 15 anos. Leo Reis, que em dezembro fez uma etapa na divisão de acesso em substituição a Bruna Tomaselli, garantiu de vez seu lugar no grid para fazer toda a temporada.
Experiência — Dez dos 13 pilotos que disputaram regularmente a categoria no ano passado permanecem em 2025, apostando assim na continuidade para a disputa do título e do superprêmio ao campeão da Stock Light. Destaque para o atual vice-campeão, Enzo Bedani, que permanece na W2 Racing ProGP, assim como Erick Schotten e Alfredinho Ibiapina, todos vencedores de corrida em 2024.
Piloto e administrador na RTR Sport Team, Vinícius Papareli vem para a nova temporada pelo time de Ribeirão Pires depois de ter conquistado seis pódios no ano passado. Outro que desponta como candidato ao título, depois de apresentar muita evolução e fechar o campeonato com dois pódios, é o gaúcho Guto Rotta, que vai para seu segundo ano na Garra Racing Team, tal qual o cascavelense Akyu Myasava, de 16 anos, após trilhar campanha de aprendizado na categoria.
Bruna Tomaselli e Kaká Magno seguem representando as mulheres no grid da Stock Light, mas vão acelerar por novas equipes em 2025. Vinda de pódio no ano passado, a catarinense de Caibi trocou a Garra pela SG28 Racing, enquanto a experiente curitibana representará a nova equipe Infinity Competições.
Ambos vencedores de duas corridas na Stock Light, Mathias de Valle e Felipe Barrichello Bartz serão novamente companheiros de equipe em 2025 depois de dois anos lado a lado na W2 Racing ProGP. O paulista radicado em Goiás vai correr pela ArtCon Racing, coirmã da SG28, novo time do sobrinho de Rubens Barrichello.
Programação e transmissão — A Stock Light abre a temporada 2025 nesta semana no Autódromo de Interlagos. As atividades de pista começam na quarta-feira, com treinos extras e livres. Na sexta-feira, estão previstos mais dois treinos e a classificação que definirá o grid de largada das corridas 1 e 3, a partir de 14h45. O alinhamento inicial da primeira prova é determinado pela segunda melhor volta de cada piloto, enquanto o tempo mais rápido vai definir a ordem de largada da Corrida 3.
A primeira prova da temporada 2025 da Stock Light acontece no sábado, a partir de 16h05, enquanto a rodada será concluída no domingo, com mais duas corridas, com início às 13h45.
A Stock Light terá transmissão ao vivo pelo canal oficial da BRB Stock Car Pro Series no YouTube, SporTV e BandSports na TV por assinatura e também pelo Paddock Fan, aplicativo oficial da BRB Stock Car.
Stock Light 2025
W2 Racing ProGP
Alfredinho Ibiapina #8
Enzo Bedani #98
Enzo Gianfratti #19
Erick Schotten #77
Gabriel Koenigkan #7
Léo Reis #293
Garra Racing Team
Akyu Myasava #16
Guto Rotta #29
Luis Trombini #63
SG28 Racing
Bruna Tomasellil #97
Felipe Barrichello Bartz #24
Juninho Berlanda #17
ArtCon Racing
Lucca Zucchini #23
Mathias de Valle #16
RTR Sport Team
Pedro Garcia #82
Vinícius Papareli #212
Witold Ramasauskas #113
Infinity Competições
Enzo Falquete #99
Kaká Magno #25
MForce
João Bortoluzzi #80
Rafael Martins #21
Will Cesar #34
MKT Racing Team
Ernani Kuhn #107
Programação em Interlagos - GP ArcelorMittal Interlagos
Sexta-feira, 2 de maio
08h00 – Stock Light – Shakedown
08h25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2
09h15 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
09h55 – Stock Light – Treino Livre 2
10h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 3
11h20 – Turismo Nacional - Treino Livre 3
11h50 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown
12h35 – Stock Light – Treino Livre 3
13h10 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
14h15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação
14h45 – Stock Light – Classificação
15h05 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
16h10 – Turismo Nacional – Classificação
17h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 3
Sábado, 3 de maio
08h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
09h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 4
10h15 – Turismo Nacional – Corrida 1 (18 minutos + 1 volta)
10h45 – Turismo Nacional – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)
11h35 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 5
12h25 – Visitação aos Boxes
14h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
14h45 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
16h05 – Stock Light – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
17h10 – Turismo Nacional – Corrida 3 (18 minutos + 1 volta)
17h40 – Turismo Nacional – Corrida 4 (18 minutos + 1 volta)
Domingo, 4 de maio
08h20 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
09h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
10h10 – Visitação aos Boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – GP ArcelorMittal Interlagos (50 minutos + 1 volta)
13h45 – Stock Light – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
14h20 – Stock Light – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
15h35 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)
(Texto: Assessoria. Foto: Duda Bairros/BRB Stock Car)