Offline

Em comemoração ao 55º aniversário, UEM homenageia servidores
Por Administrador
Publicado em 08/05/2025 10:23
Notícias de Maringá

Dando continuidade às celebrações dos 55 anos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), autoridades e membros da comunidade interna e externa se reuniram na terça-feira (6), em uma solenidade comemorativa. O evento foi realizado no Auditório Constantino de Souza Júnior, cedido pelo Sicredi Dexis. Na solenidade, David Vacari Conchon, diretor executivo de negócios do Sicredi Dexis, homenageou a universidade diante de uma plateia de aproximadamente 200 pessoas. A transmissão ao vivo também pôde ser acompanhada pelo YouTube da UEM TV.

Um vídeo institucional abriu a cerimônia, relembrando momentos marcantes da trajetória da universidade. O evento também contou com uma apresentação musical, do grupo Som da Banda, sob a regência do maestro Graziani Moraes. A banda faz parte de um projeto de extensão da UEM, alocado no Colégio de Aplicação (CAP), e é formada por alunos e ex-alunos do colégio e da UEM, além de membros da comunidade externa. O grupo é mantido pela Associação Cultural Banda de Música Branca da Mota Fernandes. 

O prefeito de Maringá, Silvio Barros, esteve na recepção do evento e falou sobre a importância da UEM para a cidade. “A Universidade Estadual de Maringá é referência para o estado e para o país. Aqui em Maringá, tem um papel extremamente importante, não só por meio da formação profissional de pessoas que enriquecem o capital humano da cidade, mas também por toda a contribuição que faz em parceria com o município.”

A vice-prefeita Sandra Jacovós também destacou que é um privilégio para a cidade abrigar a UEM, que deixa tantas marcas nas vidas das pessoas. A presidente da Câmara Municipal, vereadora Majô, e a vereadora Professora Ana Lúcia Rodrigues também discursaram parabenizando a instituição.

 O reitor da UEM, Leandro Vanalli, agradeceu pela presença de todos e ressaltou a importância da instituição como patrimônio público do Brasil. “Nós celebramos um protagonismo do desenvolvimento de Maringá e de toda a região através das pessoas que se formaram na UEM, que trabalham na universidade, do nosso corpo docente de excelência. Celebrar é reconhecer o trabalho de muitas mãos que fizeram parte dessa história.”

A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes de Carvalho, que preside a Comissão dos 55 anos, comparou a universidade à uma “jovem senhora”. “Deixou à sociedade o legado de formar mais de 85.586 filhos e filhas, esses formandos e formandas que se espalham hoje como grandes profissionais pelo Brasil e pelo mundo. Porque ela é, antes de tudo, uma servidora pública exemplar, corajosa e que, ao contrário de nós, nasceu para viver eternamente.” 

Homenagens aos servidores

O momento mais emocionante do evento foi a homenagem aos servidores com mais tempo de casa. Na cerimônia, seis agentes universitários e três docentes receberam placas comemorativas, marcando mais de 45 anos de serviço dedicado à instituição. O motorista Pedro Irineu Andrioli, que está para completar 75 anos, se dedica à UEM desde 1977.

“Eu estou muito contente, porque eu fiz de tudo, viajei muito para todo lugar, com professores, alunos e reitores. Não conheço nenhum motorista que trabalhou tanto tempo quanto eu. Agora, estou sentido que eu vou ter que sair, né? Não tem outro jeito. Vou completar 75 anos e, por lei, preciso me aposentar. Então vou passear mais e aproveitar minha família, mas muito feliz por todo esse tempo”, afirmou.

A docente Gisella Maria Zanin, do Departamento de Engenharia Química, também completou 48 anos de trabalho na UEM, mas sua história com a universidade começou junto com o nascimento da instituição. “Meu primeiro vestibular foi em 1970, na licenciatura em Ciências Biológicas, porque não tinha os cursos de Física, Química e Matemática. Em 1971, foram criados esses três cursos, então eu fiz vestibular para Química e depois mudei para Engenharia Química. Sou formada na primeira turma de Engenharia Química, fui contratada em seguida pelo departamento e continuo até hoje.”

A professora também atuou na implantação do curso de pós-graduação em Engenharia Química, que hoje tem nota 6 pela Capes, e contribuiu para a formação de mais de 2 mil estudantes. “Cada um deles deixou um pedacinho de si comigo e espero que eu também tenha deixado um pouco de mim neles”, completou.

Outros três agentes universitários e dois docentes não compareceram ao evento, mas receberão as placas comemorativas. Zenilda Soares Beltrami, servidora do HUM, é a mais antiga em atuação, com 50 anos de trabalho.

Comemorações

Em janeiro, foram apresentados o selo comemorativo e o site oficial da data, desenvolvidos para promover a interação com as pessoas que fizeram parte da história da UEM. Elas podem enviar depoimentos, imagens e registrar seus momentos na plataforma do aniversário.

Em 2025, a UEM comemora 55 anos de fundação como instituição de direito público. Criada em 28 de janeiro de 1970, por meio de um decreto estadual, a instituição é hoje uma das mais importantes universidades do Brasil, destacando-se pelo ensino, pesquisa e extensão de excelência. Este ano, a universidade celebrou a marca inédita de nota 5 (máxima) no Índice Geral de Cursos (IGC). O indicador avalia a qualidade das instituições de educação superior.     

As celebrações do 55º aniversário continuarão ao longo de 2025, com uma série de atividades e projetos planejados para envolver a comunidade interna e externa. Um dos destaques é a presença da UEM na Expoingá, de 8 a 18 de maio. O Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI) será uma das grandes atrações da feira, com seu acervo científico. A universidade também participa com o Centro de Ciências Agrárias (CCA), que estará nos pavilhões de animais, e com o Hospital Universitário, oferecendo atendimento ao público. Além disso, terá um stand oficial com os canais de comunicação: Rádio UEM FM e UEM TV.

PRESENÇAS - Além das autoridades já citadas, estiveram presentes no evento de aniversário da UEM: o vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Airton José Petrin; o vice-reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Gilmar Ribeiro de Mello; Paulo Roberto Pereira de Souza, reitor da UEM (1982-1986); Mauro Baesso, reitor da UEM (2014-2018); Júlio César Damasceno, reitor da UEM (2018-2022); os vereadores Sidnei Telles e Akemi Nishimori; a assessora parlamentar Gisele Alonso, representante do vereador William Gentil; Lucas Canassa, representante do deputado federal Filipe Barros; Luis Antônio Rocha, representante do deputado estadual Arilson Chiroato; Carol Reis, representante do deputado estadual Evandro Araújo; o presidente do Sinteemar, Luís Cláudio Silva; o presidente da Aduem, Jaime Graciano Trintin; a presidente da Afuem, Cerenita Fachin e o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis e ex-aluno da UEM, Francisco José Ladaga, bem como pró-reitores, diretores de Centro, coordenadores de curso, servidores, docentes e estudantes da UEM.

 Servidores homenageados

  • Altair Bertonha - 45 anos de trabalho - docente do Departamento de Agronomia; coordenador do Programa Alimentos Solidários e Agricultura Sustentável (Pasas) e responsável pelas atividades estratégicas dos câmpus regionais
  • Rubens de Oliveira - 46 anos de trabalho - agente universitário - motorista do HUM
  • José Eduardo Olivo - 46 anos de trabalho - docente do Departamento de Engenharia Química
  • José Divino Ramos - 47 anos de trabalho - agente universitário de vigilância
  • Helcio do Prado - 47 anos de trabalho - agente universitário diretor do Núcleo de Processamento de Dados (NPD)
  • Gisella Maria Zanin - 48 anos de trabalho - docente do Departamento de Engenharia Química 
  • Maria do Carmo de Souza - 48 anos de trabalho - agente univesitário da Diretoria de Material e Patrimônio (DMP) 
  • Pedro Irineu Andrioli - 48 anos de trabalho - agente universitário - motorista 
  • Silvestre Alczuk - 49 anos de trabalho - agente universitário da Diretoria de Planejamento e Orçamento 
  • Diva Candida Garcia - 45 anos de trabalho - agente universitário do RU
  • Paulo Cezar de Freitas Mathias - 46 anos de trabalho - docente do Departamento de Biotecnologia, Genética e Biologia Celular
  • Agnes Munhoz Rubira Babata - 46 anos de trabalho - agente universitário do Núcleo de Processamento de Dados (NPD)
  • Decio Sperandio - 49 anos de trabalho - docente do Departamento de Administração - assessor especial para atuar nas atividades relacionadas à residência técnica na área de inovação e sustentabilidade 
  • Zenilda Soares Beltrami - 50 anos de trabalho - agente universitário do HUM 

(Mônica Chagas/UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!