Está aberta durante todo o mês de maio, no Fórum da Justiça do Trabalho de Maringá, a exposição “Ouro Verde” em homenagem aos trabalhadores do ciclo do café, contando sua trajetória desde a década de 1950, passando pela grande geada nos anos 1970 e a luta por direitos trabalhistas. A mostra foi organizada pelo Setor de Arquivo, Gestão Documental e Memória de Maringá, em parceria com o Memorial Armínio Kaiser da Incubadora Tecnológica de Maringá – Maringatech. A entrada é gratuita.
Estão em exibição fotografias de Armínio Kaiser, feitas entre 1957 e 1970, que pertencem ao acervo da Maringatech. Armínio Kaiser foi engenheiro agrônomo do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC) e acompanhou durante mais de 30 anos os caminhos da cafeicultura no Norte do Paraná. O servidor registrou com sua câmera fotográfica a vida e a luta de homens e mulheres nos cafezais paranaenses.
Os atuais trabalhadores na produção do café também são retratados em um vídeo cedido pela empresa Café Sendeski, que mostra a colheita e beneficiamento do café gourmet, colhido manualmente e do tradicional, colhido com o uso de máquinas agrícolas. A exposição também traz documentos históricos, objetos usados no beneficiamento do café e mostras do produto.
(Assessoria)