A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na quarta-feira, 14, a abertura da Semana de Conscientização da Saúde Mental. A cerimônia de abertura ocorreu no Auditório Hélio Moreira e reuniu autoridades da esfera municipal e estadual, além das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). A programação incluiu palestra e apresentações artísticas dos participantes e servidores da rede de saúde mental, além de exposições de arte e produtos desenvolvidos nas oficinas terapêuticas.
Durante o evento, foi reforçada a importância da integração e capacitação contínua das equipes da Atenção Primária e da criação de espaços permanentes de diálogo com a comunidade para a construção de políticas públicas eficazes na área da saúde mental.
O prefeito Silvio Barros destacou o aumento de diagnósticos relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os esforços do município em articular soluções conjuntas com instituições, associações e famílias neurodivergentes. “O município conta com instituições dedicadas ao assunto e associações de mães atípicas. Reunimos todo mundo, semanalmente, para discutir em conjunto e com validação da comunidade, quais politicas públicas devem ser adotadas para que a administração possa oferecer um serviço justo e eficaz. Estamos construindo um modelo que será apresentado até o final do ano com resultados concretos”, afirmou.
O secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, destacou o impacto positivo das atividades terapêuticas no tratamento e no bem-estar dos pacientes. “Acabamos de assistir apresentações magníficas de pessoas que, sem a estimulação e o acompanhamento adequado, não estariam aqui hoje encantando o evento. Estamos criando estratégias para que as atividades terapêuticas façam parte das UBSs e que os agentes comunitários, as enfermeiras e todos os profissionais das UBSs estejam preparados para atuar na escuta e na promoção de cuidados em saúde mental, desde o primeiro acolhimento”, afirmou.
A capacitação em Saúde Mental para equipes da Atenção Primária foi tema da palestra da diretora de Assistência e Vigilância em Saúde da Sesa/PR, Maria Goretti David Lopes, que apresentou os planos de expansão da estratégia de educação permanente, PlanificaSUS. “É um projeto estruturante, que promove a integração entre a Atenção Primária, os Caps e os Ambulatórios de Saúde Mental. Nossa proposta é melhorar continuamente os processos e o atendimento, com apoio técnico, avaliação constante e atuação conjunta entre gestores e equipes, um apoiando o outro, até os novos processos se consolidarem. É uma nova forma de olhar para nossa rede de saúde", explicou.
Programação - A programação da semana segue com atividades nos Caps, como sessões de cinema, rodas de conversa, oficinas criativas e encontros com familiares, voltadas à promoção da saúde mental, fortalecimento de vínculos e participação social. Instituída pela Lei Municipal nº 10.983/2019, a Semana de Conscientização da Saúde Mental segue até o dia 18 de maio e integra as ações da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do município. (Clique aqui e confira a programação completa).
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)