Estão abertas desde a quarta-feira (16) as inscrições ao processo seletivo para a concessão de uma bolsa de pós-doutorado oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Física (PFI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no âmbito do Programa Institucional de Pós-Doutorado/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIPD/Capes), destinada a recém-doutores com formação em Física da Matéria Condensada.
Os documentos necessários para inscrição devem ser enviados em um único PDF ao e-mail sec-pfi@uem.br até o próximo dia 31 de julho, às 17h. Os candidatos devem ter experiência comprovada por meio de publicações em revistas internacionais especializadas ou tema
A bolsa, no valor, de R$ 5.200,00, será paga diretamente na conta do bolsista. O benefício terá vigência de agosto de 2025 a abril de 2026, condicionado a avaliação de desempenho positiva feita pelo supervisor.
Os documentos necessários para inscrição são a ficha de inscrição disponível no site; diploma ou cópia da ata de defesa da tese de doutorado (em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo PFI); histórico escolar do mestrado e doutorado; carteira de identidade e CPF; e o Currículo Lattes (CNPq) atualizado ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico.
Para receber o benefício, a pessoa precisa, por exemplo, estar de posse do diploma de doutorado ou da ata da defesa da tese quando da implementação da bolsa, obtido há no máximo sete anos após a aprovação da defesa da tese em cursos avaliados pela Capes e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação/Ministério da Educação (CNE/MEC), além de ser titular de conta corrente ativa individual e em domicílio bancário brasileiro, entre outros requisitos.
Um dos critérios para a seleção dos inscritos à obtenção deste auxílio financeiro será o eliminatório (ser brasileiro ou ter visto permanente no País, possuir experiência comprovada de acordo com o apresentado no item 2 do Edital nº 024/2025 - PFI, ter disponibilidade para dedicação integral e exclusiva ao projeto, não ter vínculo empregatício (celetista ou estatutário), não ser aposentado, ter obtido o título de doutor há, no máximo, sete anos, e ter disponibilidade para dar início às atividades relativas ao projeto logo após aprovação da candidatura pela Capes). Outro critério será o classificatório, baseado na análise curricular de acordo com a pontuação presente no Anexo I.
O resultado do processo seletivo será publicado na página do PF/UEM, às 16h, no dia 1 de agosto de 2025. O período recursal será aceito até às 16h do dia 5 de agosto, a ser encaminhado para o e-mail sec-pfi@uem.br. Após este período, o resultado final será publicado no dia 6 de agosto de 2025 e submetido à Capes para homologação.
Informações pelo e-mail sec-pfi@uem.br, site ou telefone (44) 3011-5938.
(Paulo Pupim/Comunicação UEM)