Durante a tradicional Festa Nipo-Brasileira, de 2 a 10 de agosto, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seped), em parceria com a Sicredi Dexis, disponibilizará uma sala multissensorial para acolher pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais grupos neurodivergentes com hipersensibilidade auditiva. O estande do ‘Espectro em Movimento’ será instalado em frente à lanchonete da Acema e funcionará durante todos os dias e horários do evento.
No estande, também será possível participar do Mapeamento da Pessoa com Deficiência de Maringá, solicitar a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e tirar dúvidas sobre os serviços ofertados pelo município.
“A sala multissensorial é uma iniciativa que reforça nosso compromisso com a acessibilidade e inclusão em todos os espaços da cidade. Queremos garantir que todas as pessoas, independentemente de suas condições, possam participar de eventos culturais com conforto e segurança”, destaca o secretário da Pessoa com Deficiência, Marcos Aurélio da Silva.
Confira as orientações para utilização do estande Espectro em Movimento:
- Trata-se um espaço para regulação sensorial e não de recreação;
- O acesso é permitido somente para a pessoa com deficiência e um acompanhante;
- Menores de 18 anos só podem permanecer no local se estiverem acompanhados por um responsável maior de idade;
- Não é permitido o consumo de alimentos ou bebidas dentro do espaço;
- O profissional do espaço não deverá assumir a responsabilidade direta por pessoas com deficiência (PCDs) desacompanhadas;
- Três pessoas podem ser acolhidas simultaneamente no local, cada uma com um acompanhante.
(Fonte: PMM)