A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), instalou placas biográficas nos espaços culturais da cidade. A ação visa valorizar a memória dos maringaenses que dão nome a esses locais, além de promover a educação patrimonial e o acesso à informação. A iniciativa integra o ‘Mês do Patrimônio Histórico’, celebrado em agosto.
As placas instaladas indicam o nome do espaço, a biografia da pessoa homenageada e a função cultural do local, em linguagem acessível.
Foram instaladas placas biográficas em locais como o Teatro Calil Haddad, incluindo o Auditório Oscar Leandro, o Museu Municipal Helenton Borba Côrtes e o Foyer Elfrida Wunderlich Biscaia, além do Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), Casa de Cultura Alcidio Regini, Teatro Reviver Magó, Teatro Barracão Paulo Montovani e nas bibliotecas municipais: Bento Munhoz da Rocha Neto (Centro), Pioneiro Manoel Pereira Camacho Filho (Operária), Professora Tomires Moreira de Carvalho" (Mandacaru), Pioneiro Nilo Gravena (Alvorada) e Professora Maria Aparecida Cunha Soares (Palmeiras)
“Cada placa não é apenas uma homenagem. É um convite ao conhecimento. Queremos que os maringaenses saibam quem foram essas personalidades, por que foram homenageadas e qual legado deixaram para a cidade”, destaca o secretário de Cultura, Tiago Valenciano. “Essa é uma ação simples, mas com enorme poder educativo”, complementa.
(Fonte: PMM)