Maringá recebeu nesta semana três comitivas, de Leiria (Portugal), Kakogawa (Japão) e do estado de Rondônia, para agendas de intercâmbio técnico, com foco em desenvolvimento econômico, educação e eventos culturais. As visitas foram articuladas pela Prefeitura, por meio de diferentes secretarias, e envolveram reuniões institucionais, visitas e cerimônias oficiais.
A comitiva portuguesa de Leiria está em Maringá para colaborar na organização do 1º Festival Medieval, previsto para novembro de 2026. Na quinta-feira, 7, o grupo conheceu pontos turísticos e participará do jantar de lançamento do Festival Medieval 2026. A agenda segue nesta sexta-feira, 8, com jantar de encerramento na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema).
Integraram a comitiva portuguesa a vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria e vereadora de Educação e Cultura, Anabela Graça; o vereador Álvaro Madureira; o presidente da Junta da União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista, Mário Rodrigues; e o empresário Antônio Silvestre, maior produtor de uvas de mesa de Portugal. Durante a visita, eles conheceram a Praça Manoel Ribas, que homenageia a cidade coirmã, além da Catedral de Maringá, e o Centro Português, da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e de outros pontos da cidade.
A vice-presidente da Câmara de Leiria, Anabela Graça, ressaltou que a relação entre as cidades, firmada em 1982, se fortalece por meio dessas visitas. “As visitas entre as cidades fortalecem os laços culturais e a troca de experiências, porque trazemos para Maringá um pouco de Leiria, assim como a comitiva de Maringá levou muito até Leiria. Foi um estreitamento da nossa identidade, mas acima de tudo um encontro de amizade entre países e entre comunidades”, declarou.
Japão - Também nesta quinta-feira, 7, Maringá recebeu o 31º Grupo de Intercâmbio de Jovens de Kakogawa, cidade-irmã japonesa cuja relação com o município foi iniciada há 50 anos. O grupo de estudantes visitou o Parque do Japão, a Acema, o Colégio São Francisco Xavier e outras instituições ligadas à comunidade nipobrasileira. A comitiva incluiu onze estudantes e o secretário de Educação de Kakogawa, Kominami Katsumi, que esteve em Maringá há 30 anos como intercambista.
Durante a recepção oficial, o prefeito Silvio Barros destacou o histórico da parceria. “Espero que os representantes dessa comitiva possam levar a gratidão da nossa cidade para a Prefeitura de Kakogawa. A nossa administração está à disposição de vocês para que os nossos laços continuem firmes”, afirmou.
Também participaram da recepção a primeira-dama Bernadete Barros; os vereadores Mário Hossokawa e Akemi Nishimori; secretários municipais; empresários e representantes da Acema, do Parque do Japão e da Província de Hyogo.
Rondônia - Na segunda-feira, 4, Maringá recebeu uma comitiva de Rondônia, composta por representantes do Sebrae, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), da Junta Comercial e da Secretaria Estadual de Finanças (Sefin). A visita teve como objetivo conhecer políticas públicas e iniciativas voltadas à inovação e ao fomento do desenvolvimento econômico, com foco em experiências replicáveis voltadas a micro e pequenas empresas.
A programação da comitiva incluiu uma visita ao Sebrae Maringá, onde foram apresentados projetos estratégicos realizados em parceria com a Prefeitura e outras entidades. O grupo também conheceu a atuação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem).
“Mostramos ações concretas como legislação favorável, programas de estímulo à inovação e atividades setoriais estruturadas. É gratificante ver Rondônia buscando esse modelo de governança e voltando ao Paraná para expandir o aprendizado iniciado no ano passado”, afirmou Wendell Gussoni, gerente regional do Sebrae/PR.
Segundo o prefeito Silvio Barros, o intercâmbio técnico reforça o papel de Maringá como referência em planejamento. “Nossa cidade acredita em um modelo de desenvolvimento baseado em parcerias sólidas e planejamento de longo prazo. Compartilhar isso com outros estados é uma forma de contribuir com o fortalecimento do Brasil empreendedor”, declarou.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)