A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), realiza o 15º Encontro de Produtores de Hortas Comunitárias de Maringá no domingo, dia 24 de agosto, das 8h às 12h, no Parque de Exposições. O evento é direcionado para os produtores que participam do projeto municipal das Hortas Comunitárias. Na ocasião, também serão celebrados os 18 anos do projeto, com homenagens às hortas pioneiras.
A programação incluirá palestras técnicas sobre manejo agroecológico de verduras, reciclagem e controle de pragas e doenças em plantas, que serão ministradas por especialistas e engenheiros agrônomos de diferentes instituições, como a Prefeitura de Maringá, o Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana da Universidade Estadual de Maringá (CerAUP/UEM) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).
O encontro promoverá troca de conhecimento e interação entre os produtores, além da difusão de boas técnicas de manejo em agricultura urbana e periurbana. “A ação reforça nosso compromisso com as Hortas Comunitárias. É mais uma forma de levar conhecimento técnico qualificado aos participantes desse projeto e de auxiliar as famílias a aumentar suas produções e ganhos”, destaca o secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Rogério Bernardo.
Reconhecimento - O projeto das Hortas Comunitárias foi inaugurado em 2007 e completa, neste ano, 18 anos. Para comemorar a data, as quatro hortas que fazem parte do projeto desde o início serão homenageadas.
Projeto - Maringá tem 42 Hortas Comunitárias atualmente, beneficiando 1.274 famílias com a oportunidade de produção para consumo próprio e comercialização. Ao todo, são 2.395 canteiros e uma produção mensal de mais de 140 toneladas.
Nos próximos anos, a Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab) prevê a implantação de mais oito novas Hortas Comunitárias e outras quatro Hortas Comerciais no modelo de cooperativa. Além do espaço para o cultivo de hortaliças, a Setrab oferece assistência técnica e insumos de acordo com a necessidade de cada unidade.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)