Offline

Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes de Maringá passa a ser posto de identificação para emissão da Carteira de Identidade Nacional
Por Administrador
Publicado em 19/08/2025 10:26
Notícias de Maringá

Desde segunda-feira, 18, Maringá conta com uma nova unidade de identificação para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Instalado na sede da Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), na Rua Luiz Gama, 89, o novo posto de identificação na cidade é uma parceria da Prefeitura de Maringá com o Instituto de Identificação do Paraná da Polícia Civil. A cerimônia de inauguração da unidade ocorreu na manhã de segunda e os atendimentos já começaram.

O posto terá capacidade para realizar até 80 emissões diárias para moradores de Maringá e região. O atendimento será realizado por quatro servidores municipais que foram treinados por papiloscopistas da Polícia Civil e são supervisionados por profissionais do Instituto de Identificação do Paraná. Lançada em 2022, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) usa o CPF como número único e substituirá o RG, que segue válido até 2032, conforme decreto federal.

Para instalação do novo posto na sede da Sejuc, a Prefeitura de Maringá investiu R$ 80 mil em equipamentos, como computadores, impressoras, scanners de documentos e biométricos, além de mobiliário.

O prefeito Silvio Barros destacou que a nova unidade vai agilizar o atendimento e ajudar a reduzir a demanda reprimida para emissão do novo documento. Ele lembrou que a Sejuc atende pessoas que muitas vezes ainda não têm documentos, como jovens e imigrantes. “Vamos ampliar o acesso à cidadania. Queremos prestar esse serviço à população com todo carinho, entusiasmo e determinação”, disse. Durante a cerimônia, o prefeito, a vice-prefeita Sandra Jacovós e a primeira-dama, Bernadete Barros, realizaram a emissão da nova carteira de identidade.

A secretária de Juventude, Cidadania e Migrantes, Sandra Franchini, também ressaltou a importância da iniciativa para a cidade. “Antes, havia apenas um local para a confecção do novo documento, que era na Delegacia de Polícia, na 9ª Subdivisão Policial. O local atende, em média, 160 pessoas por dia. No entanto, a demanda já supera 2 mil pessoas buscando agendamento pelo site. Dessa forma, vamos contribuir para ampliar o atendimento e reduzir o tempo de espera pelo documento.”

A coordenadora regional de Identificação da Polícia Civil, a papiloscopista Samantha Mota, destacou que a criação do posto atende uma demanda antiga da população e só foi possível graças à parceria com a Prefeitura. “Isso demonstra o comprometimento da administração com a população. A carteira de identidade não é apenas um papel com dados, mas sim a porta de entrada para outros documentos, oportunidade de emprego e acesso aos serviços públicos”, disse. De acordo com ela, em 2025, já foram solicitados 26 mil documentos de identidade em Maringá.

“Com decisão e vontade política, até 2032 todos os maringaenses terão carteira de identidade atualizada”, afirmou a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Majô, que destacou o trabalho realizado pelo município em prol da cidadania. A servidora da Sejuc, Ana Paula Silva Azevedo, que atuará no posto de identificação, explicou que a equipe realizou formação de uma semana no Instituto de Identificação do Paraná. “Neste primeiro mês, uma equipe da Polícia Civil ficará aqui para nos auxiliar no trabalho que será realizado”, disse.

Como realizar a emissão do documento? - O agendamento para emissão do documento na sede da Sejuc deverá ser feito exclusivamente pelo site da Polícia Civil do Paraná (clique aqui para acessar), selecionando o Posto 483 – Cidadania, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) leva de cinco a 20 dias para ficar pronta. A pessoa é notificada via SMS para buscar o documento na sede da Sejuc.

Nesta segunda, 18, e terça-feira ,19, o atendimento para emissão do novo documento de identidade será realizado sem agendamento, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Os interessados devem levar comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento e RG ou CPF. A emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita e leva de cinco a 20 dias. A pessoa é notificada via SMS para buscar o documento na sede da Sejuc.

Presenças - Também participaram da cerimônia de inauguração do novo posto de identificação, a vice-prefeita Sandra Jacovós; a primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros; os vereadores Akemi Nishimori, Ângelo Salgueiro, Pastor Sandro Martins e William Gentil; o vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), José Triana; o diretor da Jovem Advocacia da OAB, Rafael Lima Yamao; o tenente-coronel do 4º Comando dos Bombeiros Militares, Adriano Alves; o diretor do Colégio Objetivo, Wilson Matos Filho; o presidente da Ordem dos Pastores Evangélicos de Maringá (Opem), pastor Leônidas Carvalho; além de secretários municipais e outras autoridades locais. 

(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!