A Universidade Estadual de Maringá (UEM) retomou, na segunda-feira (18), as aulas do segundo semestre letivo de 2025, após o recesso acadêmico de 11 a 16 de agosto. Este é o primeiro semestre dentro do novo calendário acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), que, após seis anos, volta a coincidir com o calendário civil.
Com a mudança, o período letivo de 2025, iniciado em 31 de março, irá ser fechado em 23 de dezembro, atendendo à exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 200 dias letivos. As avaliações finais do segundo semestre e anuais serão realizadas entre 16 e 22 de dezembro.
Alterações no Bloco G56
Devido à reforma do telhado no Bloco G56, todas as aulas do último andar foram transferidas para outras salas até o final de agosto. Os estudantes devem consultar o horário de aulas para confirmar os novos locais e respeitar a sinalização nas áreas isoladas por segurança (veja link abaixo).
Exceções no calendário
Os cursos de Medicina, Odontologia e Farmácia mantêm calendários diferenciados. Em Medicina, a 5ª série (Internato Médico I) encerra em 31 de janeiro de 2026, e a 6ª série (Internato Médico II) finaliza em 1º de dezembro de 2025. Em Odontologia, as 4ª e 5ª séries do Estágio Curricular Supervisionado em Saúde Coletiva III e IV terminam em 21 de novembro de 2025. Já em Farmácia, a 5ª série (Estágios Curriculares Supervisionados) conclui as atividades em 30 de janeiro de 2026.
Destaques
Entre os destaques do calendário do segundo semestre está o evento integrado que reunirá o 1º Encontro Anual de Artes e Culturas (EAAC), o 7º Encontro Anual de Ensino de Graduação (EAEG) e o 8º Encontro Anual de Extensão Universitária (EAEX), nos dias 10 e 11 de novembro de 2025, no câmpus sede da universidade. Outro momento que promete movimentar o semestre é a realização do 34º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) e do 14º Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior (EAIC JR), que ocorrerão nos dias 12 e 13 de novembro, também no câmpus sede da UEM. As inscrições para todos os eventos já estão abertas (veja os links abaixo).
Serviço
Ensalamento do Bloco G-56: consulte este link
Prazo de inscrições para EAAC, EAEG e EAEX: até 25 de agosto
1º EAAC
7º EAEG
8º EAEX
Prazo de inscrições para EAIC e EAIC JR: até 31 de agosto
34º EAIC e 14º EAIC JR
Calendário Acadêmico 2025 da UEM
Aulas do 2º semestre: de 18 de agosto a 15 de dezembro 2025
Avaliação Final do 2º semestre e anuais: de 16 a 22 de dezembro de 2025
Período Letivo de 2025: de 31 de março a 23 de dezembro de 2025
(Marilayde Costa/Comunicação UEM)