Offline

Prefeitura de Maringá promove primeira capacitação para equipes de Ouvidoria
Por Administrador
Publicado em 22/08/2025 09:55
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Compliance e Controle, realizou nos dias 7, 14 e 21 de agosto a primeira capacitação voltada aos 25 servidores e estagiários que atuam nas Ouvidorias do município. O treinamento teve como objetivo padronizar os serviços, qualificar o acolhimento das demandas da sociedade e fortalecer a atuação da Ouvidoria-Geral, da Ouvidoria da Saúde e da Ouvidoria do Servidor.

Durante a formação, os participantes receberam orientações sobre o funcionamento da Ouvidoria Pública, as diferenças em relação ao canal 156 (solicitação de serviços), os fluxos de tramitação das demandas e a importância da proteção de dados pessoais, especialmente em casos de denúncias, garantindo sigilo e segurança às manifestações dos cidadãos.

A capacitação, realizada em parceria com a Escola de Governo de Maringá, também buscou alinhar os procedimentos internos, esclarecer tipologias de Ouvidoria e estruturar fluxos mais claros, permitindo uma melhor estratificação dos dados. Com isso, espera-se ampliar a qualidade do atendimento, fortalecer a transparência e assegurar maior efetividade na comunicação entre sociedade e poder público.

“Este é o primeiro curso específico para profissionais de Ouvidoria em Maringá. Com a padronização dos serviços e o alinhamento entre os setores, garantimos que a sociedade seja atendida de forma mais ágil, transparente e dentro dos prazos legais. Além disso, o treinamento fortalece a transparência, melhora os fluxos internos e dá mais segurança para que os cidadãos se manifestem, confiando na Ouvidoria como um canal legítimo de diálogo com o poder público”, afirma o Ouvidor-Geral do Município, Alexandre Sanches Vicente.

A iniciativa também contribui para o aprimoramento dos índices de transparência e para a qualidade da prestação de contas do município junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). 

(Texto: PMM. Foto: Divulgação)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!