No Agosto Dourado, mês dedicado à promoção e incentivo ao aleitamento materno, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, reforça que o leite materno contém todos os nutrientes necessários para os primeiros meses de vida do bebê. Além de fortalecer o sistema imunológico da criança, promove o desenvolvimento cognitivo e emocional. A recomendação do Ministério da Saúde é que a amamentação seja exclusiva até os seis meses de vida. Até os dois anos de idade ou mais, deve ser ofertada de forma complementar à alimentação saudável.
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, destaca que o aleitamento materno oferece muitos benefícios, não apenas para o bebê, mas também para a mãe. “O leite materno fortalece a imunidade e o desenvolvimento do recém-nascido. Para a mulher, o ato de amamentar reduz o risco de hemorragia e anemia pós-parto, além de câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto do coração. Além disso, é um momento de conexão que consolida o vínculo entre mãe e filho”, explica.
Em Maringá, 669 crianças de 0 a 6 meses recebem acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Desse montante, 293 (43,8%) são alimentadas somente com leite materno, direto da mama ou coletado. Para 43 bebês (6,4%), o aleitamento materno é predominante, ou seja, paralelamente, a criança também recebe água ou bebidas à base de água, como chás, infusões e sucos de frutas. Já para 76 (11,3%), o aleitamento materno é complementar, quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semi-sólido com a finalidade de complementá-lo, e não de substituí-lo. Nessa categoria a criança pode receber, além do leite materno, outro tipo de leite. Outras 114 crianças (17%) não recebem leito materno. Em relação ao restante, 143 (21,3%), os dados não foram informaram.
Rede de apoio - No início da amamentação, algumas mães podem enfrentar desafios como dor, dificuldades na pega ou produção insuficiente de leite. Por isso, o apoio familiar e de profissionais de saúde é fundamental. “A amamentação é um processo fisiológico que necessita aprendizado. Com o apoio adequado, muitas mães conseguem superar essas dificuldades. Por isso as nossas UBSs promovem encontros de gestantes e rodas de conversas para orientá-las sobre a pega correta e oferecer um espaço de troca de experiências”, afirma a enfermeira responsável pela Saúde da Mulher e da Criança na Secretaria de Saúde, Miriam Yamaguchi.
Formatura dos Bebês - Para parabenizar as mães pela construção do vínculo com o bebê, no dia 29 de agosto será realizada a Formatura dos Bebês no Auditório Hélio Moreira. A ação será uma homenagem especial às crianças que completaram seis meses de aleitamento materno exclusivo e que seguem com a amamentação. O evento, promovido em parceria com o Comitê de Aleitamento Materno de Maringá, reunirá mães e filhos que fazem acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
(Texto: PMM. Foto: Freepik)