Offline

RU da UEM comemora 46 anos com bolo de chocolate especial
Por Administrador
Publicado em 04/09/2025 08:50
Notícias de Maringá

O Restaurante Universitário da UEM, conhecido como a ‘grande cozinha’ da instituição, completa 46 anos na quarta-feira (3). Localizado no Bloco P01, bem no centro do câmpus sede, o espaço é muito mais que um refeitório que serve, em média, 3,2 mil refeições ao dia. Ele é ponto de encontro da comunidade acadêmica, onde diariamente alunos, servidores e professores compartilham refeições, conversas e momentos de convivência.

Hoje, os encontros na ‘grande cozinha’ foram ainda mais especiais. Além do cardápio habitual, a comemoração teve direito a bolo de chocolate, que foi servido a todos  que passaram pelo restaurante. 

Durante a comemoração, o reitor da UEM, Leandro Vanalli, parabenizou o restaurante e valorizou o papel dos servidores. “Parabéns ao Restaurante Universitário pelos seus 46 anos e aos nossos servidores, que tão bem e com tanto amor preparam e servem as refeições em nosso RU. Hoje é uma data importante desse nosso relevante patrimônio da universidade, voltado ao acolhimento e à permanência estudantil, e também a todos que fazem suas refeições no restaurante. Agora temos café da manhã, almoço e jantar, um grande motivo de alegria e comemoração para o nosso RU e para toda a comunidade.”

A diretora da Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT), Adriana Aparecida Pinto, também reforçou o papel do RU como política essencial de permanência estudantil. “Nós temos cerca de 300 alunos que não teriam como permanecer na UEM se não tivessem acesso gratuito ao RU. Além disso, recebem uma refeição equilibrada, saudável, pois atualmente temos três nutricionistas, o que faz muita diferença. Ressalto ainda que o trabalho do RU é em equipe e tudo que é produzido é feito com muito amor e carinho.”

Adriana destacou ainda os avanços recentes e os planos. “Hoje, trabalhamos com a agricultura familiar e conseguimos melhorias nas condições de infraestrutura, como a troca de ar-condicionado e diversos outros equipamentos na cozinha. Outro avanço que está em nossos planos será começar a servir peixe e, o mais importante, peixe produzido pela própria UEM.”

 

 

O início

O projeto do RU nasceu como resposta às frequentes reivindicações dos Diretórios Acadêmicos ao reitor da época, Rodolfo Purpur, que comandou a instituição entre 1974 e 1978. Com a crescente demanda de estudantes provenientes de 105 municípios do Paraná e do sudoeste de São Paulo, tornou-se evidente a necessidade de um restaurante universitário que garantisse a permanência estudantil.

“A decisão de pleitear o apoio do Governo Estadual foi motivada pela necessidade real dos estudantes e pelo exemplo de outras universidades que já ofereciam esse tipo de serviço”, conta Neumar Adélio Godoy, vice-reitor na época. Ele acompanhou todo o processo, desde as reivindicações até a aprovação do projeto, construção e implantação.

A proposta foi aprovada em 1978, e a UEM recebeu os recursos necessários para a construção do restaurante. Com as obras em andamento, Neumar assumiu a reitoria em outubro de 1978, tendo o professor Aroldo Xavier como vice-reitor. A inauguração do RU ocorreu no primeiro semestre de 1979, com o espaço totalmente equipado e pronto para atender à comunidade acadêmica.

Para o ex-reitor, a implantação do RU representou um avanço fundamental para a universidade. “O restaurante atende não apenas aos estudantes, mas também aos docentes e servidores, garantindo um ambiente propício à permanência acadêmica”, afirmou.

Perguntado sobre o sentimento de ver o restaurante funcionando, o professor Neumar demonstrou orgulho por ter feito parte desse capítulo da história da UEM. “Saber que contribuí para um projeto tão importante para a comunidade acadêmica é motivo de grande satisfação”, concluiu.

O alvará de funcionamento foi emitido em 31 de julho de 1978. Cerca de 13 meses depois, em 3 de setembro de 1979, o Restaurante Universitário da UEM foi inaugurado pelo então reitor Neumar Adélio Godoy. O prédio, com 1.350 metros quadrados, passou a oferecer almoço e jantar de segunda a sábado e, pouco tempo depois, também almoço aos domingos.

De lá pra cá, o RU passou por reformas e ampliações, além de mudanças no atendimento. A mais recente ocorreu no início deste ano, quando o espaço foi totalmente climatizado, recebendo 12 novos aparelhos de ar-condicionado e oito cortinas de vento. Uma parceria com a agricultura familiar e o Programa Alimentos Solidários e Agricultura Sustentável (Pasas) elevou a qualidade da alimentação ofertada. Entre os projetos em andamento estão a reforma dos banheiros, adaptações para acessibilidade e a construção de uma área de descanso para os servidores.

 

Patrimônio da universidade 

O RU da UEM é histórico e cheio de histórias, guardando memórias que merecem ser preservadas. Ao longo dos anos, o espaço já sediou formaturas, eleições, posses de reitores, comemorações diversas, assembleias grevistas, reuniões integradas dos Conselhos Superiores e eventos artísticos e culturais. Além disso, recebeu palestras de nomes como Ulisses Guimarães, Luís Carlos Prestes, Roberto Freire, Ciro Gomes e Fernando Haddad.

O restaurante também se adaptou às demandas da sociedade. Durante a pandemia de Covid-19, funcionou como posto de vacinação e, regularmente, cede espaço para ações da área da saúde, como o atendimento realizado pelo ônibus do Hemocentro de Maringá. Em 2024, durante o evento estadual Paraná Faz Ciência na UEM, o restaurante serviu mais de 1.500 refeições extras, todas gratuitas, além da demanda habitual.

Mais do que um local de alimentação, a cozinha da UEM tornou-se um verdadeiro referencial da instituição. Ela simboliza integração e democratização do ensino, sendo essencial para a permanência estudantil e o bem-estar de toda a comunidade universitária.  

(Adriana Cardoso e Marilayde Costa/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!