A Universidade Estadual de Maringá (UEM) terá participação expressiva no 27º Festival Internacional de Corais de Maringá que começa no dia 11 (quinta-feira), com uma pré-estreia no auditório da Sicredi Dexis. Além de apoiar institucionalmente, ela contribui com quatro grupos: o Coral Infantojuvenil, o Coral da Unati, o Coro Escola e o Coro da Graduação em Música.
A UEM também promove, em parceria com a Diretoria de Cultura (DCU) e o Departamento de Música, uma palestra com o Coral Chileno Ensamble Quodlibet no dia 19 de setembro, às 14h, na Biblioteca Central (BCE). Essa atividade será aberta à comunidade acadêmica e ao público em geral. “Trazer um grupo como o Ensamble Quodlibet é oferecer ao público e aos nossos corais a oportunidade de apreciar um nível de performance vocal de excelência, que serve de inspiração e referência para todos nós”, revela a diretora do festival, Mariana Hammerer, também professora da UEM.
A abertura do Festival, no dia 11, reunirá seis grupos, entre eles o Coral da UEM, Coral Voz da Inclusão, o Coral da Unicesumar, Coral da OAB, além do Grupo Carpe Diem de Campo Mourão. O evento é uma prévia do que ocorrerá nos dias oficiais, programados para 18, 19 e 20 de setembro, sempre às 19h30, no Teatro Calil Haddad.
No total, serão 25 corais participantes durante o festival, somando as apresentações noturnas e as da pré-estreia. Além deles, haverá a participação de cinco grupos infanto juvenis que se apresentam no dia 20, sábado pela manhã, às 9h30, também no Calil Haddad. Esses corais infantis incluem grupos de Maringá e da região, como o Coral Municipal Canto e Encanto (Colorado/PR), o Coral Infantojuvenil da UEM, o Coral da Escola Criarte, o Coro da Angélica Harmonia e o Coral da Escola Municipal Derô.
A grande atração internacional deste ano é o Ensamble Quodlibet, de Santiago, Chile, sob regência de Emílio Espinoza. O grupo, reconhecido pelo alto nível técnico e pela qualidade vocal, se apresentará nas três noites oficiais do festival, de 18 a 20 de setembro, no Calil Haddad. O repertório do coro chileno é marcado pela dificuldade técnica e pela performance refinada, servindo de inspiração tanto para grupos amadores quanto para o público que acompanha a cena coral.
A entrada para o Festival Internacional de Corais é gratuita, mas os organizadores solicitam a doação de um quilo de alimento não perecível ou um litro de leite, que serão destinados a instituições beneficentes de Maringá. Os ingressos devem ser reservados pelo site oficial do evento www.ficmaringa.com. A cada ano, o festival reúne não apenas corais, mas também um grande número de voluntários e monitores, muitos deles alunos de Música da UEM, que auxiliam na organização e na logística do evento.
Segundo Mariana Hammerer, que desde 2022 está à frente da direção, o FIC é um espaço de integração cultural e acadêmica. Ex-aluna da UEM e hoje professora temporária no Departamento de Música, ela destaca a importância da participação da universidade na formação de músicos, regentes e organizadores culturais. Para Mariana, o festival simboliza não apenas o encontro de vozes, mas também o fortalecimento da cena artística da cidade: “A música transforma, une gerações e dá voz à comunidade”.
Serviço
Pré-Estreia – 11.09 - Auditório da Sicredi Dexis 19h30
Coral Vozes da Inclusão (Maringá-PR)
Cobra Coral (Maringá-PR)
Coral OAB (Maringá-PR)
Coral Carpe Diem (Campo Mourão-PR)
Coral Unicesumar (Maringá-PR)
Coro Escola Universitário da UEM (Maringá-PR)
Dia – 18.09 Teatro Calil Haddad (19h30)
Ensamble Quodlibet (Santiago – Chile)
Coral Vozes da Inclusão (Maringá-PR)
Coral Pequenos em Fá (Pedrinhas Paulista-SP)
Coral Cocamar (Maringá-PR)
Coro da Graduação em Música UEM (Maringá-PR)
Dia – 19.09 Teatro Calil Haddad (19h30)
Ensamble Quodlibet (Santiago-Chile)
Coro Cáritas (Maringá-PR)
Coral da UNATI (Maringá-PR)
Coral Em Canto (Ibiporã-PR)
Coral Vívere (Paranavaí-PR)
Dia 20.09 - Teatro Calil Haddad (19h30)
Ensamble Quodlibet (Santiago – Chile)
Coral Sicoob (Maringá-PR)
Coral Sol Maior (Colorado-PR)
Cia Musical Schubert (Umuarama-PR)
Coral do IFPR (Paranavaí-PR)
Coral Santa Cruz (Maringá-PR)
Direção Geral: Mariana Hammerer - Coordenação de Programação Artística: Wellington Tangi - Assistência de Programação Artística: Mirtha Ester Quiroz Jara - Assistência de Produção: Jean Michel e Lucas Gaino
(Marcelo Bulgarelli/Comunicação UEM)