Offline

Em Maringá, Biblioteca Palmeiras une universo geek e leitura com ‘Biblioverso Cosplay’
Por Administrador
Publicado em 08/09/2025 12:38
Notícias de Maringá

A Biblioteca Palmeiras, no Parque das Palmeiras, tornou-se palco de fantasia, criatividade e imaginação com o ‘Biblioverso Cosplay’ no sábado, 6. O evento, promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, uniu o universo geek e fãs de cultura pop ao mundo da leitura. A ação reuniu feira temática com expositores e colecionadores da cultura pop, com venda de quadrinhos, camisetas e outros itens, além de um animado concurso de cosplay. O evento também contou com karaokê, embalado por temas de animes, e praça de alimentação.

“Foi a primeira edição e tivemos um público muito bom, com muita gente participando. A comunidade geek acolheu muito bem o evento e vamos realizar outras iniciativas que fomentem o universo da leitura e atraiam as pessoas para as nossas bibliotecas”, destacou o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.

A bibliotecária Fernanda Mecking, responsável pela organização do evento, ressaltou a importância de ações como a do ‘Biblioverso Cosplay’, que vão além do tradicional e aproximam a biblioteca da comunidade. “Biblioteca não é apenas livro e pesquisa, vai muito além. O objetivo é criar uma comunidade para atraí-los para a biblioteca e, por meio da fantasia e criatividade, incentivar a leitura”, disse.

No concurso de cosplay, os participantes exibiram figurinos criativos que representavam personagens de quadrinhos, filmes, animes e diversas outras mídias. Durante o desfile, os jurados avaliaram a similaridade dos figurinos com os personagens escolhidos pelos participantes. Os três primeiros colocados receberam premiações.

Elizabeth Esser estava de thoru, personagem que representa uma dragão fêmea com a capacidade de se transformar em garota humana. Para ela, a iniciativa é um momento importante para promover a criatividade. “É uma oportunidade para sair da rotina do dia a dia e se divertir”, disse. Para Sarah Piovesan, que apostou no cosplay de choso, o ‘Biblioverso Cosplay’ foi importante para que outras pessoas pudessem conhecer o universo da cultura geek.

Dayara Duarte levou o filho Anthony, de três meses, que estava de cosplay de Wolverine, personagem do universo Marvel. “Sempre participei de eventos de cultura geek e é muito importante que tenhamos mais eventos para que meu filho também conheça esse universo. As crianças se divertem, os mais velhos se divertem e, com isso, criamos um senso de comunidade”, disse. 

(Fonte: PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!