Offline
MENU

Mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo UEM-UEL abrem inscrições
Por Administrador
Publicado em 09/09/2025 15:15
Notícias de Maringá

O Programa Associado UEM-UEL de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está com inscrições abertas para o ano letivo de 2026 a nível de mestrado e doutorado. As vagas são destinadas a arquitetos e urbanistas. Os interessados podem se inscrever de 19 de setembro a 29 de outubro pelo site do PPU.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar os links específicos do mestrado e do doutorado – disponíveis em edital –, preencher a ficha de inscrição, pagar a taxa de R$ 162 e encaminhar a documentação exigida. As vagas estão distribuídas em duas linhas de pesquisa: Referências projetuais: história, modelos e ideias; e Avaliação e subsídios para projeto: processo e produto.

O período para solicitar isenção da taxa de inscrição começou nesta segunda-feira (8) e segue até quinta-feira (11). Os candidatos em situação de vulnerabilidade social poderão fazer a solicitação, conforme edital nº 006/2025-PPU. O resultado será divulgado até 11 de dezembro de 2025 e o período de matrícula será de 26 a 30 de janeiro de 2026.

Seleção - Mestrado

Para o Mestrado, são ofertadas 12 vagas, com reserva para ações afirmativas. O processo seletivo será composto por: análise do projeto de pesquisa; análise e pontuação do currículo; prova de conhecimentos específicos (presencial); e arguição sobre o projeto de pesquisa (presencial). A prova terá referências específicas, com duração de até três horas, sem consulta e a correção irá considerar os critérios previstos no edital. 

Os candidatos aprovados precisam obter nota final mínima igual a 7,0, considerando todas as etapas, com os seguintes pesos: análise do projeto de pesquisa – peso 3; análise e pontuação do currículo – peso 2; prova de conhecimentos específicos – peso 2; e arguição sobre o projeto de pesquisa – peso 3.

Seleção - Doutorado

O processo de seleção para o doutorado oferta 10 vagas, com reserva para ações afirmativas. A primeira fase (eliminatória) consistirá na análise do projeto de pesquisa. Serão submetidos à segunda fase apenas os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0. A segunda etapa (classificatória) considerará nota do projeto de pesquisa; análise e pontuação do currículo; prova de conhecimentos específicos (presencial); e arguição sobre o projeto de pesquisa (presencial).

Os critérios de avaliação são os mesmos do mestrado, bem como as referências, já os pesos de cada etapa diferem: análise do projeto de pesquisa – peso 4; análise e pontuação do currículo – peso 2; prova de conhecimentos específicos e arguição sobre o projeto de pesquisa – peso 2. A prova está prevista para 17 de novembro, às 9h. Mais informações estão disponíveis no edital nº 006/2025 da PPU ou no site do Programa. 

(Mônica Chagas/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!