Offline
MENU

Câmara de Maringá irá homenagear projeto Equoterapia
Por Administrador
Publicado em 10/09/2025 18:00
Notícias de Maringá

A Câmara de Maringá, que tem como missão valorizar iniciativas sociais e reconhecer o trabalho de pessoas que contribuem para o desenvolvimento da comunidade, realizará nesta quinta-feira, 11 de setembro, mais uma solenidade de homenagem durante a sessão ordinária.

 

Os vereadores irão homenagear o projeto Equoterapia com a entrega de título de Mérito Comunitário e Brasão do Município à coordenadora do projeto, Marisa Cordeiro Tupan. A proposta é de autoria da vereadora Professora Ana Lúcia (PDT).

 

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo para promover o desenvolvimento físico, psicológico, social e educacional de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. A terapia é realizada por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de saúde, educadores e equitadores.

 

Entre os benefícios estão a melhora da força muscular, coordenação, equilíbrio e postura, desenvolvimento da autoconfiança, raciocínio lógico, melhora no convívio social e desenvolvimento cognitivo.

 

Marisa é formada em fisioterapia, possui habilitação em Equoterapia pela Associação Nacional de Equoterapia e participou de diversos cursos no Brasil e no exterior para aperfeiçoamento na área. Em 1994, fundou o Centro de Terapia e Atividades Assistidas com Equinos (EquoAtiva), localizado atualmente no distrito de Iguatemi. A equipe é formada por fonoaudióloga, psicóloga e médico veterinário, que também atua como treinador.

 

Na área social, Marisa atua como voluntária na APMIF São Rafael e segue coordenando projetos que beneficiam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

 

Com essa homenagem, a Câmara de Maringá reforça seu compromisso em valorizar serviços que transformam vidas, como o trabalho desenvolvido pelo projeto Equoterapia, que alia cuidado, inclusão e desenvolvimento humano por meio da força do cavalo.

 

Serviço

Data: quinta-feira, 11 de setembro

Horário: 9h30

Local: Plenário da Câmara (Av. Papa João XXIII, 239)

A sessão é aberta ao público e transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara.

 

(Texto: CMM. Foto: Freepik)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!