A Prefeitura de Maringá conquistou o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) com os projetos “AudTech ITBI”, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), e “Educação: Consumo Consciente na Infância”, do Procon Maringá, ambos implantados neste ano. O anúncio dos vencedores ocorreu nesta quinta-feira, 11, após a conclusão da avaliação da 13ª edição da premiação, que recebeu 137 iniciativas de 45 municípios paranaenses, inscritas entre 24 de abril e 30 de junho.
No total, a comissão julgadora do Prêmio, organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), reconheceu 35 projetos por práticas inovadoras nas áreas de assistência social, desenvolvimento econômico, educação, saúde, sustentabilidade, tecnologia, acessibilidade e inclusão. A cerimônia de premiação ocorrerá em 21 de outubro, às 18h, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
“É motivo de orgulho ver projetos de diferentes áreas da nossa administração sendo valorizados em nível estadual. Isso prova que, quando unimos tecnologia, educação e participação social, conseguimos transformar a cidade e servir melhor o cidadão”, declara o prefeito de Maringá, Silvio Barros.
AudTech ITBI - O ‘AudTech ITBI’ foi desenvolvido pela Secretaria da Fazenda em janeiro de 2025. O sistema utiliza automação de processos com inteligência artificial para analisar negociações imobiliárias e fundamentar o cálculo do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). A tecnologia reduziu o prazo de emissão das guias de até 40 dias para cerca de dois dias úteis e até sete dias úteis nos casos de arbitramento da base de cálculo, além de ampliar em 30% a arrecadação no período sem que tenha havido aumento de impostos. “O AudTech ITBI mostra como a inovação pode transformar a administração pública, trazendo eficiência e segurança jurídica para a cidade”, destaca o secretário da Fazenda, Carlos Augusto Ferreira.
O gerente do setor de ITBI e criador da solução, Bruno Henrique Meneghetti Rosa, ressalta o impacto prático da ferramenta. “Encontramos uma fila de até 40 dias e muitos contribuintes insatisfeitos. Aprendi uma nova competência para criar a ferramenta que reduziu o tempo de espera e aumentou a arrecadação. Ficamos felizes em ver esse esforço reconhecido com o Prêmio.”
Consumo consciente - Além do avanço na área fiscal, o município também foi premiado com o projeto “Educação: Consumo Consciente na Infância”, desenvolvido pelo Procon Maringá neste ano. “É uma satisfação receber esse prêmio. Queremos formar cidadãos mais conscientes desde cedo. Produzimos uma revista e realizamos palestras nas escolas para orientar os alunos do 5º ano sobre consumo responsável, uso sustentável dos recursos e educação financeira. Já alcançamos 900 crianças e vamos chegar às 2.700 da rede municipal só neste ano”, explica a coordenadora do Procon Maringá, coronel Audilene Rocha.
Outro destaque de Maringá na premiação foi o projeto da Câmara Municipal “Legislar o futuro, cultivando lideranças – Escola Legislativa”, que reúne ações de formação e participação cidadã como o programa Vereador Mirim, Parlamento Jovem, Estágio-Conhecimento, Visita Guiada, Visita à Sessão, Concurso de Fotos e Feira de Livros.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)