Offline
MENU

Em Maringá, ‘Cantinho das Descobertas’ transforma espaço de Cmei em sala de aula a céu aberto
Por Administrador
Publicado em 19/09/2025 09:12
Notícias de Maringá

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Irmã Firmina Maria, no Jardim Alvorada III, a união entre família, servidores e ambiente escolar floresceu em um projeto acolhedor: o ‘Cantinho das Descobertas’. O espaço, inaugurado nesta quinta-feira, 18, virou uma verdadeira sala de aula a céu aberto, onde cada canto guarda novas experiências de aprendizado, sensibilidade e imaginação.

O cantinho reúne uma horta pedagógica, um jardim sensorial, espaços de leitura, de convivência e até de faz de conta. Os alunos exploram com as mãos, os olhos e o coração, descobrindo que aprender pode ser tão natural quanto brincar. As mudas do Jardim Sensorial foram viabilizadas pela Secretaria de Educação, por meio da parceria com a Cocamar, a partir do Programa Cultivar. O vereador Professor Pacífico realizou a doação das mudas de hortaliças, que foram plantadas pelos alunos na horta educacional.

A vice-prefeita Sandra Jacovós participou da inauguração do ‘Cantinho das Descobertas’ e ressaltou a importância do projeto. “É um espaço importante para o desenvolvimento sensorial das crianças, além de estimular o aprendizado. A iniciativa demonstra como a parceria entre escola e família pode trazer bons resultados”, afirmou.

Para a secretária de Educação, Adriana Palmieri, a participação das famílias é fundamental no processo de ensino-aprendizagem. “O espaço criado pelo Cmei Irmã Firmina Maria é encantador e será muito importante para as crianças. A participação da comunidade escolar, com os servidores e as famílias trabalhando juntos, é outro ganho importante nesse projeto”, disse. Ela destacou que o município implantará jardins sensoriais em todos os Cmeis a partir da parceria com a Cocamar, por meio do Programa Cultivar. A parceria já resultou na doação de mais de 1.500 mudas aromáticas.

A diretora do Cmei Irmã Firmina, Kely Aguiar, explica que o objetivo é que cada cantinho proporcione uma descoberta aos alunos, como uma sala de aula a céu aberto. “Temos o cantinho do faz de conta, o da leitura, o jardim sensorial e a horta pedagógica, que juntos funcionam como uma sala de aula em espaço aberto. As crianças ficam felizes, porque é algo diferente que traz um novo olhar para a escola, a sala de aula e os conteúdos, proporcionando uma nova experiência de aprendizagem”, disse.

A comunidade também deixou sua marca no projeto. A família de Cineide Vasconcelos, por exemplo, ajudou a construir réplicas em madeira de um poço, de uma cozinha e das mesas instaladas no jardim. Hoje, sua neta Cecília Maria é aluna da unidade e já leva para casa as descobertas que faz no espaço. “A minha neta chega em casa falando das plantas e do que aprende. Ela vem sempre feliz para o Cmei. É motivo de orgulho e gratidão ver esse cantinho pronto”, contou. 

(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!