A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Infraestrutura e Limpeza Urbana, iniciou na quinta-feira, 18, uma força-tarefa para retirada de aproximadamente 170 toneladas de resíduos recicláveis da coleta seletiva que estavam armazenados de forma irregular. O material foi recolhido pelo município ainda em 2023 e guardado no barracão do antigo IBC, espaço cedido à Prefeitura. O trabalho envolve mais de 18 caminhões e diversos servidores municipais.
O secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio, explicou que a situação foi identificada no início do ano pelo município. As quatro cooperativas responsáveis pelo serviço de reciclagem no município foram convocadas, mas recusaram o material por considerá-lo contaminado. A recusa foi formalizada em documento assinado pelas empresas de reciclagem. “São resíduos que estão aqui desde o final de 2023. O material foi coletado na residência das pessoas e, em vez da destinação para as cooperativas, foi armazenado aqui no barracão. Abrimos um procedimento administrativo para apuração das responsabilidades, já que o município pagou pela coleta deste material em 2023, não deu a destinação correta, e agora precisamos pagar novamente pelo aterramento”, afirmou.
De acordo com o secretário, o material está contaminado, conforme confirmação da Vigilância Sanitária, e não é mais possível realizar a reciclagem. Os resíduos são destinados ao aterro sanitário. “A retirada dos recicláveis é realizada com o maquinário utilizado para os serviços públicos na cidade. No início do ano, priorizamos organizar a cidade, com trabalho de roçada, pavimentação e arborização. Agora estamos atuando aqui, enquanto o procedimento administrativo está em andamento para apurar as responsabilidades”, completou Vagner Mussio.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)