A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na terça, 16, e quarta-feira, 17, o 1º Festival Cultural ‘Toca Raul', no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III. O evento promoveu arte e cultura em um espaço de acolhimento, diálogo e valorização da vida.
A programação iniciou com a exibição do filme Toca Raul, escolhido por valorizar a autenticidade e a liberdade de ser. “Raul Seixas não foi escolhido por acaso. Suas músicas rompem com a estética do igual, trazendo críticas sociais e reflexões psicológicas. Por meio de sua arte, debatemos com pacientes e familiares a importância de respeitar as diferenças, viver com autenticidade e não ceder às expectativas impostas pela sociedade”, destacou a diretora do Caps III, Aracéles Frasson.
No segundo dia do festival, foram realizadas diversas apresentações culturais, como o Grupo Musical Aquarela, o desfile do Grupo Vivamente e declamações de poemas. O encontro também contou com um café da manhã especial, fortalecendo os vínculos entre pacientes, familiares e profissionais de saúde.
“O Caps III tem papel fundamental no acolhimento de pessoas com transtornos mentais, oferecendo acompanhamento psiquiátrico, psicológico e social. Um evento como esse favorece a reinserção social, amplia a sensação de pertencimento e de valorização pessoal. Nossa intenção é que o festival se torne parte do calendário anual da saúde mental em Maringá, consolidando-se como mais uma ação de humanização e promoção da vida”, afirmou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.
(Fonte: PMM)