O Aeroporto de Maringá alcançou seu primeiro reconhecimento em práticas ESG (do inglês Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança, em português) com o Selo Ouro ImpactAcim, reconhecimento concedido pelo Instituto Acim, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). O terminal obteve na quarta-feira, 17, a chancela na mais alta categoria, que reconhece empresas também nos níveis Prata e Bronze. O certificado será entregue em cerimônia que ocorrerá em novembro, na sede da Acim.
O Aeroporto submeteu à avaliação do Instituto Acim 12 projetos. Cada um deles está relacionado a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionados a pilares de ESG. Os ODS são um conjunto de metas globais da ONU para a promoção do desenvolvimento sustentável no mundo.
Um dos projetos apresentados, realizado ao ‘ODS 4 - Educação de Qualidade’, é o “Aeroporto nas escolas”, realizado em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). O projeto, que está em andamento, inclui visitas de agentes do terminal às escolas da rede municipal, com o objetivo de despertar o interesse dos alunos por assuntos ligados à cidadania e educação voltados à segurança aérea.
Essa é a primeira vez que o Aeroporto de Maringá participa do processo de reconhecimento do Instituto Acim. “Isso é resultado de um trabalho intenso que vem sendo desenvolvido nos últimos meses e que está alinhado a um dos objetivos da gestão, que é tornar nossa cidade cada vez mais sustentável”, destacou o prefeito Silvio Barros.
O diretor-presidente do Aeroporto de Maringá, Gustavo Vieira, ressalta que o reconhecimento reflete um conjunto de iniciativas estruturadas recentemente, voltadas para reduzir impactos ambientais, promover a inclusão social e assegurar transparência na gestão. “Temos realizado ações voltadas ao objetivo da neutralidade de carbono, acessibilidade e melhoria contínua de processos internos, consolidando o terminal como referência sustentável e inovadora”, diz. “Alcançar o nível Ouro em nossa primeira participação é motivo de grande orgulho para toda a equipe, que está empenhada em construir um aeroporto moderno, rentável e responsável”, completa.
São parceiros do Instituto Acim no Selo ImpactAcim a Acim, o Instituto Brasileiro de ESG, o Sebrae e o Movimento Nacional ODS Maringá.
11 ODS atendidos por 12 projetos do Aeroporto de Maringá: 3 - Saúde e Bem-estar; 4 - Educação de Qualidade; 7 - Energia Acessível e Limpa; 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura; 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12 - Consumo e Produção Responsáveis; 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima; 15 - Vida Terrestre; 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes; 17 - Parcerias e Meios de Implementação.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)