Com apoio da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Polícia Militar do Paraná realiza na cidade, até quinta-feira, 25, o 3º Seminário Estadual de Trânsito. O evento, que ocorre na Unicesumar, reúne agentes, autoridades e especialistas de todo o Estado para discutir procedimentos administrativos e operacionais, analisar realidades locais e compartilhar experiências, fortalecendo a integração entre diferentes órgãos públicos na busca por mais segurança viária.
O seminário destaca novas tecnologias e práticas inovadoras no trânsito. Nesta terça-feira, 23, primeiro dia do evento, o delegado Edgar Santana abordou o tema ‘Crimes de trânsito – ação conjunta PM/PC contra impunidade’. Em seguida, o capitão Vinicius Castro Rodrigues falou sobre ‘Padrões e métodos de identificação veicular na atividade de fiscalização’, e Renato Rappoli Filho apresentou como o Google, na governança de dados para mobilidade urbana, pode contribuir estrategicamente para a gestão do trânsito. O secretário de Segurança de Maringá, Delegado Luiz Alves, ainda ministrou a palestra ‘A importância da fiscalização de trânsito na vida do cidadão’.
Nesta quarta-feira, 24, as discussões se concentram em educação e análise de acidentes. O perito criminal Luciano Bucharles irá explorar ‘O DNA do sinistro de trânsito’, enquanto a coordenadora de Educação de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), Daniela Maria de Souza Koteski, questionará a eficácia da ‘Educação no trânsito – solução ou placebo’. Já Marcelo Beltrão Almeida conduzirá um debate sobre ‘Vidas no trânsito – existe alternativa sem tecnologia?’.
O encerramento, na sexta-feira, 25, abordará o futuro da mobilidade urbana. Glenio Marcelo Cogo, membro do Conselho Estadual de Trânsito do Paraná (Cetran), discutirá ‘Novas tecnologias – como as grandes cidades podem evoluir?’, e a secretária de Indústria, Comércio e Serviços do Estado, Christiane Yared, apresentará ‘Políticas públicas e o trânsito urbano e rodoviário’. O seminário será concluído com uma simulação de sinistro de trânsito na área externa da Unicesumar, reforçando a importância da prática na formação de uma cultura de segurança viária.
O tenente-coronel Leandro Sech Ribas, comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, frisou que o grande objetivo da ação é preservar vidas. “A primeira edição do seminário foi em Curitiba, a segunda foi em Foz do Iguaçu e, agora, trouxemos para Maringá, para a região mais ao norte do Estado, com instruções novas e atualizações para agentes de trânsito e outros profissionais ligados ao setor do Paraná e de outros estados, em prol de um trânsito mais seguro e que preserva vidas.”
“O seminário é essencial para estreitarmos a cooperação entre órgãos, trocar experiências e implementar soluções inovadoras que tornem o trânsito de Maringá e de todo o Paraná mais seguro e eficiente”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Luciano Brito.
Confira a programação:
Quarta-feira, 24
9h: Leandro Dirschnabel – ‘Grandes metrópoles – como combater a 'guerra' no Trânsito’
10h20: Luciano Bucharles – ‘O DNA do sinistro de trânsito’
11h10: Daniela Maria de Souza Koteski – ‘Educação no trânsito – solução ou 'placebo'’
13h30: Marcelo Beltrão Almeida – ‘Vidas no trânsito – existe alternativa sem tecnologia?’
14h30: Débora Moura – ‘CTB: uma análise ecológica após sua implantação’
16h: Tathyane Camara de Souza Amorim – ‘Engenharia de tráfego: expectativas para a segurança no trânsito de Maringá’
Quinta-feira, 25
9h: Glenio Marcelo Cogo – ‘Novas tecnologias – como as grandes cidades podem evoluir?’
10h20: Christiane Yared – ‘Políticas públicas e o trânsito urbano e rodoviário’
11h10: Simulação de sinistro de trânsito (área externa da Unicesumar)
12h10: Tenente-coronel Leandro Sech Ribas (encerramento).
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)